Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

PUC-Rio confirma primeiras posições no Guia do Estudante

Gabriela Caesar e Thaís Bisinoto - Do Portal

10/10/2011

 Jefferson Barcellos

Na VII edição do prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante, do Grupo Abril, a PUC-Rio ficou em primeiro lugar em três áreas do conhecimento: Ciências Sociais e Humanas, Ciências Exatas e Informática e Engenharia e Produção (veja outras premiações da universidade). Para o vice-reitor acadêmico, José Ricardo Bergmann, o mérito reflete a preocupação com "a qualidade dos cursos, assim como com o empenho dos alunos". Ele destaca ainda que, ao avaliar os professores, os alunos ajudam a enxergar o que precisa e pode ser aperfeiçoado – como a renovação da infraestrutura dos cursos.

A "meritocracia", o equilíbrio entre equipamentos atualizados e mão de obra qualificada, somado ao "espírtito de comunidade", contribui sistematicamente para avaliações positivas (na semana passada, a PUC-Rio foi apontada como a 15ª universidade da América Latina, a primeira do Rio, segundo ranking da consultoria Quacquarelli Symonds). Bergmann pondera que o resultado do Guia, diferentemente do “objetivo e imediato” Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), expõe um panorama mais preciso das potencialidades acadêmicas.

– Um bom resultado no Enade significa que, em breve, o curso será bem avaliado pelo Guia do Estudante – pondera.

Desde que a avaliação do Guia do Estudante começou, em 2005, o curso de Engenharia de Produção da PUC-Rio recebeu a classificação máxima de cinco estrelas todos os anos, exceto em 2006, quando recebeu quatro. Diretor do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, o professor Nelio Pizzolato acredita que o bom desempenho deve-se ao “forte” monitoramento dos professores:

– Levamos a sério as avaliações feitas pelos alunos. Quando as reclamações são sistemáticas, a equipe de coordenação faz logo os ajustes necessários. Temos essa liberdade porque somos uma empresa privada, temos de cumprir metas.