Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2022


Mundo

PUC-Rio é eleita 15ª melhor universidade da América Latina

Ligia Lopes e Gabriela Caesar - Do Portal

04/10/2011

 Gabriela Caesar

A PUC-Rio foi classificada como a 15ª melhor universidade da América Latina, a sexta mais bem posicionada do Brasil e a melhor particular do país (primeira do Rio de Janeiro) em ranking da Quacquarelli Symonds (QS), organização de pesquisa do Reino Unido, nesta terça-feira, dia 4. O ranking conta com 30 instituições brasileiras entre as primeiras cem colocadas.

O vice-reitor acadêmico da PUC-Rio, José Ricardo Bergmann, aprovou o resultado, e enfatizou o peso dado à reputação acadêmica – 40% do resultado –, o que deixou a universidade em vantagem por já ter um histórico positivo. Ele ressalvou, porém, que o contato entre a PUC e os estudantes já formados será aperfeiçoado – critério que vale 10%. A co-orientadora da Vice-Reitoria Acadêmica, Carla Leitão, acrescentou outro aspecto valorizado na avaliação da universidade:

– A PUC-Rio também se destaca pela inclusão social. Em grande parte da América Latina, o Estado consta como principal responsável. 

O coordenador central de Planejamento e Avaliação da PUC-Rio, Luiz Alencar Reis da Silva Mello, apontou o investimento em pesquisa e na qualidade de ensino como pontos fortes da universidade. Ele ressaltou ainda que, na videoconferência que divulgou o resultado, a organização de pesquisa destacou os programas de inclusão e de intercâmbio da PUC.

A QS avaliou o desempenho de instituições de ensinos médio, superior e de pós-graduação baseada em critérios como reputação acadêmica (40%), avaliação dos próprios estudantes (20%), reputação dos profissionais formados na instituição (10%), índice de professores com doutorado (10%), trabalhos publicados e citações (10%) e projeção na internet (10%). Esta é a primeira edição do ranking regional da QS, que reúne apenas as universidades latino-americanas (confira a lista completa). Ainda este ano, foi divulgado o resultado das 200 melhores universidades do mundo, liderado pela Universidade de Cambridge, do Reino Unido, e em que a Universidade de São Paulo (USP) foi única instituição de ensino da América Latina citada, em 169º lugar.