Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Campus

Alice no País das Maravilhas inspira trote da Comunicação

Glaucia Marinho - Do Portal

04/04/2008

 Thiago Castanho

“Alice no país das Maravilhas” marca a transição da infância para a adolescência. Alice sonha com um mundo encantado onde cartas e coelhos falam. A pequena tenta compreender todo aquele universo, antes que sua irmã a acorde e a traga de volta para seu mundo. “Alice no país das maravilhas” foi o tema do trote de Comunicação Social, que aconteceu na segunda semana de aulas e marcou a entrada dos novos alunos na universidade. Rostos pintados, brincadeiras e festa agitaram a Vila dos Diretórios. O trote foi organizado pelo CACOS, o Centro Acadêmico de Comunica Social, e contou com a participação dos alunos de comunicação de todos os períodos.

Fazendo elefantinho – brincadeira em que as pessoas dão as mãos por debaixo das pernas –, os calouros desciam as escadas do prédio Kennedy até a Vila dos Diretórios. Os veteranos faziam um corredor e pintavam os novatos. Já na vila, calouros e veteranos dançaram ao ritmo de funk. Depois das danças e jatos d’água jogados nos calouros, foi a hora da gincana. Os calouros imitavam personagens, respondiam perguntas sobre Alice no país das maravilhas e aquele que errava levava “torta na cara”, ou melhor, espuma.

Para os calouros, o pânico era com as brincadeiras tradicionais, como raspar cabelo ou pedir esmola. “Não quero que raspem meu cabelo, nem minha sobrancelha”, disse o calouro Rafael Oliveira.

Segundo Julio Rosa, do 3° período de comunicação, tudo foi preparado em apenas duas reuniões. A idéia de fazer Alice foi para marcar a entrada na universidade, um mundo de sonhos. “O trote é um rito de passagem”, afirma Juliana Zurle, do 6° período de jornalismo. Além do pessoal ligado ao centro acadêmico, outros veteranos curtiam a festa e se vingavam do trote levado no passado. Foi o caso de Caroline Malafaia, aluna do 2° período.

-Toda sensação de vingança é muito boa, ria a já veterana.

Depois do trote, a festa continuou com uma chopada na Vila. Em 2006, as chopadas haviam sido proibidas na vila dos diretórios, mas esse ano os CAs conseguiram reverter a proibição.