Pela primeira vez no Rio, o Desafio da Educação Financeira para universitários promete aproximar estudantes ao mundo dos investidores por meio de palestras, testes de conhecimento (quiz) e simulações de pregão da Bolsa. A iniciativa, organizado pela Oficina da Inovação, ganhará o auditório Amex do IAG na próxima quinta-feira (22), a partir das 18h30 (inscrições gratuitas na internet: http://www.desafioedufinanceira.com.br ). Antes dos testes, os consultores do Itaú Leandro Loyola e Martin Inglesias vão palestrar sobre "investimento consciente". Os dois alunos vencedores desta etapa na PUC se juntarão a outros seis classificados no Rio e a 18 finalistas de São Paulo e Santa Catarina. A decisão está marcada para 11 de novembro, na capital paulista.
A segunda edição do concurso reuniu, nas duas etapas anteriores, aproximadamente 2 mil participantes. A eliminatória do Rio – que, além da PUC-Rio, inclui UFRJ, Uerj e IBMR –, será disputada por mil universitários (veja a programação completa). Segundo Elvis Tolotti, diretor da Oficina da Inovação, o desafio deverá ser estendido a todos os estados brasileiros no próximo ano. Para o organizador, a grande contribuição é pedagógica:
– Os alunos têm a chance de praticar, simular o que se observa no mercado. O interessante é que, nas simulações, o estudante faz parte do aprendizado. É, portanto, agente modificador.
Universitários de quaisquer habilitações estão aptos a participar, embora observe-se, logicamente, uma predominância de alunos das ciências exatas. Numa das simulações, cada participante tem de investir o equivalente a R$ 1 mil na Bolsa. Vence quem obtém um melhor retorno financeiro.
Os 26 finalistas receberão vale-livro universitário e assinatura anual no Instituto Nacional de Investidores (INI), e os três primeiros vão embolsar R$ 10 mil. Será sorteado um intercâmbio acadêmico para o Chile.
Economistas: rebaixamentos exigem reformas
Economia aguarda reequilíbrio entre Executivo e Legislativo
Economia do compartilhamento se estende às cidades
Economistas condicionam saída da crise a reforma previdenciária
Novas profissões: instagrammer ganha por viajar e ter seguidores
Avanço de serviços de música via internet muda rumos do rádio