Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2024


Campus

PUC e Infoglobo fecham parceria para pesquisas de consumo

Monalisa Marques - Do Portal

13/09/2011

 Arquivo Portal

O Departamento de Comunicação Social firmou um convênio com a empresa Infoglobo, que produz os jornais O Globo, Extra e Expresso, com os sites Globo e Extra e a Agência O Globo. O acordo de cooperação técnica beneficiará alunos de graduação e de mestrado com bolsas para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. A primeira turma do Programa de Estudos em Comunicação e Consumo (PECC) Academia Infoglobo/PUC-Rio será integrada por quatro estudantes (três de graduação e um de mestrado). As inscrições para a seleção dos alunos de graduação se encerram nesta sexta-feira (16).

O programa foi idealizado pelos professores Cláudia Pereira e Everardo Rocha, que, com a colaboração da pesquisadora convidada Carla Barros, vão orientar os alunos em pesquisas sobre as relações entre consumo e comunicação. As linhas de pesquisa se dividem em três subáreas (Consumo de Informação, Consumo e Narrativas Midiáticas, e Consumo e Publicidade), cada uma com três linhas diferentes de pesquisa.

– No cenário atual, a mídia passa pelo desafio de se repensar. São muitas as mudanças, e a indústria ganha a necessidade de se reinventar – diz Cláudia, que destaca o interesse da empresa de comunicação em agregar à sua imagem o conceito de quem apoia iniciativas acadêmicas: – É uma empresa que valoriza o aprendizado e acredita na ponte entre academia e mercado para a geração de conhecimento e contribuição com a sociedade.

A gerente de gestão de clientes da Infoglobo, Bianca Dramali, ligada ao programa, conta que, embora a Infoglobo já desenvolvesse iniciativas parecidas, eram ações todas isoladas. Com a parceria, segundo Bianca, a Infoglobo ganha a oportunidade de entender os novos hábitos de consumo de informação:

– Poderemos repensar os caminhos estratégicos da empresa em relação a produtos e clientes. Essa é apenas uma das muitas oportunidades que consigo vislumbrar, mas acho que ainda teremos muitos frutos dessa parceria.

O convênio prevê ainda a realização de palestras e concursos para alunos da universidade.

– Nós pretendemos apresentar a discussão ao público, trazendo palestrantes nacionais e estrangeiros durante o primeiro semestre do programa. Além disso, a Infoglobo pretende promover concursos em forma de briefings para todos os alunos de comunicação interessados – explica Cláudia.

Serão propostos dois concursos ainda este semestre, para os alunos de graduação: um de elaboração de um ensaio monográfico e outro de desenvolvimento de um protótipo de site. O criador do site com melhor capacidade de gerar retorno será contemplado com um estágio na Unidade de Negócios Digitais da Infoglobo. Os critérios de avaliação serão divulgados no regulamento do concurso.

Já a bolsa para os alunos de graduação selecionados para a pesquisa tem duração de seis meses, e é renovável. O auxílio é de R$ 360 mensais. Os candidatos podem se inscrever até sexta-feira, entregando, no Departamento de Comunicação Social, o currículo, uma foto 3x4 e um texto de até 20 linhas respondendo à pergunta “Por que pesquisar sobre consumo?”. Após a triagem de currículos, eles serão convidados para entrevistas individuais com os orientadores. O resultado da seleção está previsto para 3 de outubro.