Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2024


Cultura

Encontros discutem os caminhos da criação

Gustavo Coelho - Do Portal

03/04/2008

 Gustavo Coelho

Os processos envolvidos no ato de criar. A fronteira entre o intencionado e o inesperado. Os mecanismos técnicos e mentais que sustentam as obras criativas. Temas como estes compõem um mergulho na trajetória entre o pensamento e a realização, um mergulho impulsionado pelo ciclo de palestras "Transformações: a outra face da idéia; a outra forma da forma", que a professora Clarisse Fukelman, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, organiza ao longo do mês no Espaço Sesc, em Copacabana.

Programadas para as 19 horas das quartas-feiras de abril, as palestras reúnem especialistas em várias áreas do pensamento. O cardápio eclético de abordagens e palestrantes retrata a visão plural perseguida por Clarisse. Ela conta que a proposta nasceu do convívio com os alunos, retomado em 2007 depois de 15 anos longe das salas de aula. .

- O objetivo é entender melhor todo o método de criação, especialmente quando se passa do abstrato ao objeto palpável. Sondar todos os processos mentais, sensíveis e psicológicos envolvidos em tudo isso. Os palestrantes vão discutir o assunto a partir de pontos de vista diferentes, como filosofia, artes plásticas, semiologia, tradução e música - explica a professora, que começou a lecionar na PUC-Rio há mais de 20 anos.

Formada em Letras pela UFRJ, Clarisse trabalhou no Canal Futura, na Rede Globo e no Jornal do Brasil.  Espera reproduzir no seminário a variedade de tons acumulados na carreira - que uniu, por exemplo, a consultoria de figurinos em novelas (“Força de um Desejo”, “Chocolate com Pimenta”) a resenhas de livros e roteiros de documentários e filmes de ficção infantil. Em 1991, Clarisse montou Veredas Promoções Culturais, produtora que deu vida ao ciclo de palestras no Espaço Sesc.

A seqüência de encontros foi aberta, no dia 2 de abril, pelo professor de filosofia da UFRJ Gilvan Luiz Fogel, que abordou a criação e transformação. No dia 9, o artista plástico José Bechara falará sobre o processo criativo no contexto das artes. No dia 16, será a vez de Roberto Corrêa dos Santos, professor do Instituto de Artes da UERJ, abordar o tema a partir da perspectiva da semiologia e da psicanálise.

Considerado um dos maiores tradutores da literatura russa no Brasil, Boris Schnaiderman dará palestra do dia 23, sobre fidelidade semântica e poética no trabalho de tradução. O professor de música da URFJ Leandro Fuks encerra o ciclo, no dia 30, abordando o desafio da percepção e da criação no campo da música. Apesar da enorme bagagem dos palestrantes, a professora Clarisse Fulkeman garante que a linguagem não será restrita ao público acadêmico.

- O ciclo de palestras foi justamente organizado para um grupo que não é de especialistas – esclarece.

Segundo a professora, os espectadores terão a oportunidade de discutir com os palestrantes:

– Vamos abrir um debate com a platéia. Eu quero estender essa experiência aos alunos. Assim, eles terão a chance de entrar em campos que não são falados em sala de aula, como a música e a tradução.

A série de encontros "Transformações: a outra face da idéia; a outra forma da forma" tem entrada franca. Senhas serão distribuídas meia-hora antes do início de cada palestra. O Espaço SESC fica na Rua Domingos Ferreira, número 160, em Copacabana. Mais informações pelo telefone 2547-0156, ou pelo endereço do Sesc Rio: www.sescrj.com.br.