Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2024


Cultura

FestRio atrai 210 candidatos para 80 vagas de voluntário

Mariana Alvim - Do Portal

09/09/2011

A organização do Festival do Rio 2011 foi surpreendida com a presença de mais de 210 candidatos a voluntários para a 13ª edição do evento de cinema, que ocorrerá entre os dias 6 e 18 de outubro. A reunião, convocada para a as 10h de ontem na Sala 2 do Espaço de Cinema, em Botafogo, atraiu pelo menos o dobro de candidatos em relação ao ano anterior. Segundo o roteirista Leandro Matos, um dos organizadores do festival, a equipe não esperava um número tão grande de candidatos. Em 2010, chegou-se a temer que faltariam voluntários para trabalhar nos 15 dias de festival.

Cerca de 80 vagas estão abertas, e incluem áreas como assessoria de imprensa, produção, fotografia, mídias sociais, recepção de eventos, transporte. Os voluntários ganharão um certificado com carga horária e avaliação no fim do evento.

De acordo com Aurélio de la Pena, coordenador da cobertura de imagens, trabalhar no festival é uma porta de entrada para a inserção no mercado de trabalho no cinema. Ele contou o caso da roteirista Carol Castro, que começou trabalhando como voluntária no Festival do Rio, foi contratada pela produtora Total Filmes e já teve um longa-metragem exibido no Festival de Berlim.

De fato, é o contato com o mundo cinematográfico e a vontade de adquirir experiência profissional que atrai grande parte dos candidatos a voluntários. Carla Ferreira, de 19 anos, estudante de produção cultural, enumera as razões para participar de um dos maiores festivais de cinema do país:

– Estou aqui primeiramente para ganhar experiência. Segundo, para fazer nome no meio. E também por gosto.