Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Amigos lembram um ano sem Cláudia Maria de Castro

Jorge Neto - Do Portal

01/09/2011

Familiares, amigos e ex-alunos da professora da PUC-Rio Cláudia Maria, morta no ano passado, se reunirão nesta quinta-feira para uma homenagem. Eles participarão de missa em memória à educadora, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no próprio campus. Será celebrada pelo padre Jesus Hortal, S.J., ex-reitor da PUC.

Ex-professora do Departamento de Filosofia, Cláudia cultivou uma trajetória rica na PUC-Rio. Depois de graduar-se em direito, fez mestrado e doutorado em filosofia. Em 1992, passou a lecionar. Era especializada em Walter Benjamin, despertava a admiração dos alunos. As aulas concorridas deviam-se também à alegria em educar despontada ainda na infância, quando "ensinava" lições para suas almofadas. Esta e outras histórias, Cláudia revelou em carta encaminhada aos universitários (seu texto pode ser visto no site: http://www.jornalplasticobolha.com.br/pb16/aosalunoscomcarinho.htm).

No ano passado, ela lutou oito meses contra uma embolia pulmonar e, depois, contra um câncer. Morreu no dia 4 de agosto, aos 45 anos. (Reportagem do Portal lembra algumas passagens da professora na univeridade e o legado que deixou para a educação: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=121&infoid=7410&sid=56).