Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2024


Cultura

Treze anos de história, duzentos anos de herança

Glaucia Marinho - Do Portal

26/03/2008

Treze anos da Família Real no Brasil e uma abordagem visual do tema. O livro “Ponha-se na rua - fatos e curiosidades sobre o Rio de Janeiro de D. João VI” (Ed. Luminatti, 128 pags, R$ 54) , de Ricardo Teixeira, Adriano Belisário e Guilherme Amado, aluno de Comunicação Social da PUC-Rio, faz um paralelo entre imagens antigas, como pinturas de Debret e Rugendas, com fotografias atuais, interpreta visualmente a vinda de D. João VI. Como fonte para as histórias, os autores pesquisaram livros que acompanhavam as mudanças da capital do Império.

“Ponha-se na rua - fatos e curiosidades sobre o Rio de Janeiro de D. João VI” traz 27 capítulos de histórias engraçadas, tristes e inusitadas sobre o período da Família Real na colônia, que chegaram trazendo na bagagem um grande problema: onde iriam morar os integrantes da corte? A solução foi criar a lei das aposentadorias, privilégio que os nobres tinham em escolher em que casa da metrópole iriam morar. E o principal, sem tirar um conto de réis do bolso. As casas escolhidas eram marcadas a giz, ou tinta, com as letras PR, que quer dizer “Príncipe Regente”, mas logo foram traduzidas pelas iniciais “Ponha-se na Rua”.

 O livro descreve o dia-dia da cidade no início do século XIX, desde histórias sobre o cotidiano até funcionamento de serviços sanitários e fatos curiosos, como o caso das sementes de Palmeiras Imperiais do Jardim Botânico, as quais foram traficadas pelos escravos e a lenda sobre o Teatro João Caetano, que foi construído com pedras destinadas a reforma da Catedral do Rio, o que teria amaldiçoado o teatro. Após um incêndio, todos estavam certos que a maldição era verdadeira. “Ponha-se na rua” é o nono livro do fotografo Ricardo Siqueira, que já trabalhou nas revistas Veja, Manchete e Isto É.

Segundo o aluno Guilherme Amado, a pesquisa e o cuidado com a redação foram fundamentais para o bom texto. “Como nem eu nem o outro jornalista envolvido no livro, o Adriano Belisário, somos historiadores, tivemos que pesquisar bastante para conhecermos a história do período e tivemos que ter atenção redobrada para evitar erros históricos sem produzir um texto duro e acadêmico.” Para aqueles que desejam ler mais histórias sobre a época, Guilherme Amado publicou em seu blog cinco capítulos que não entraram no livro http://textosetc.blogspot.com.

Ponha-se na rua - fatos e curiosidades sobre o Rio de Janeiro de D. João VI” vai ser lançado nesta quinta-feira, 27, às 19h, na Cinemathéque Jam Club, em Botafogo. No lançamento, haverá desconto para convidados e o livro será vendido por R$ 25.