Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2019


Campus

Parceria com multinacional aproxima alunos do mercado

Igor de Carvalho - Do Portal

16/08/2011

 Divulgação

Uma parceria entre a PUC-Rio e o Instituto Renault promoverá no campus o projeto Renault Experience, visando aproximar o mundo corporativo dos estudantes, em especial os dos cursos de administração, artes & design, comunicação social e engenharias. Entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, os alunos terão a oportunidade de conhecer em detalhes o funcionamento de uma multinacional, além de se capacitarem a trabalhar na empresa: durante o evento, o setor de Recursos Humanos da Renault vai cadastrar universitários em busca de estágios, programas de treinamento ou vagas efetivas.

No último dia 5, o vice-presidente do Instituto Renault, Antonio Calcagnotto, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, e a gerente de Relações Institucionais do instituto, Vanessa Castanho, se encontraram com professores dos cursos envolvidos diretamente no projeto, para definir os temas das palestras e workshops a serem realizados.

Na primeira parte da programação do Renault Experience, executivos da empresa vão apresentar todas as etapas de criação e de lançamento do automóvel Sandero, um trabalho desenvolvido ao longo de três anos. Calcagnotto, que participará das apresentações, define o caso Sandero como "a integração de todas as áreas para o desenvolvimento de um produto".

O caso Sandero terá duas sessões, no dia 29, às 18h30 às 22h, e no dia 30, das 8h às 11. Haverá ainda workshops, organizados em conjunto com os professores da PUC-Rio, em que serão aprofundados temas abordados nas palestras. E durante toda a semana serão expostos, ainda, um carro-conceito criado para as mulheres e um carro de Fórmula 1.

– Esta é uma das principais atrações do projeto. O carro de Fórmula 1 desperta muito o interesse dos participantes. Não é algo muito comum de ser visto tão de perto – diz Calcagnotto.

Quatro estudantes terão a oportunidade de aprender a pilotar a máquina. Um concurso cultural será realizado nas apresentações do caso Sandero, tendo como prêmio um curso de pilotagem no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com todas as despesas pagas. Para concorrer, os alunos deverão formular uma frase criativa e responder a uma pergunta.

Segundo Vanessa Castanho, a empresa é criteriosa na seleção das universidades que irão receber o projeto, e está sempre em busca de locais reconhecidos pela qualidade de ensino:

– A PUC-Rio foi escolhida por ser uma das cem melhores universidades particulares do Brasil. Se estamos querendo a captação dos melhores talentos, temos que ir às melhores universidades.

A gerente de relações institucionais do Instituto Renault destaca a dificuldade de deslocar os executivos para apresentações como esta:

– Temos que fazer uma escolha muito criteriosa das universidades a que vamos. Bloqueei a agenda deles em outubro de 2010 para cinco eventos este ano; senão, não conseguiríamos. 

O projeto tem quatro eixos principais. O primeiro, voltado para educação, apresenta a vivência de uma multinacional na concepção de um produto desde o momento das pesquisas até toda a estratégia de venda e pós-venda, passando pelo desenvolvimento do design, na produção.

– Assim, o aluno consegue fazer um link da teoria que ele está aprendendo na universidade com a prática do cotidiano – diz Vanessa Castanho.

O segundo eixo é o profissional: abrir as oportunidades de estágio, programas de trainee ou mesmo vagas efetivas dentro da Renault para os talentos da PUC-Rio. O terceiro eixo é o social, onde se busca ajudar de alguma forma uma comunidade que a própria PUC-Rio já ajude, como explica a gerente de Relações Institucionais:

– Temos que estimular os alunos das universidades a desenvolverem esse olhar para o social, tentar dar alguma contribuição a quem não tem. É algo que alinhamos com a própria universidade.

O quarto e último eixo é o de desenvolvimento tecnológico e pesquisa, promovendo a troca de conhecimento entre os alunos da PUC-Rio e os executivos da Renault.