Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Alunos de cinema defendem projetos de curta no RDC

Caio Lima - Do Portal

11/08/2011

Na terça e quinta-feiras, dias 16 e 18, às 9h, o RDC abrirá as portas para o pitching dos alunos da disciplina Projeto de Filme II, do curso de cinema, que concorrem a apoio do Departamento de Comunicação Social para a produção de seus curtas-metragens de ficção. Pela primeira vez o pitching será aberto a todos os alunos de cinema, professores e à comunidade do campus.

Os concorrentes terão dez minutos para defender seus projetos diante dos colegas de curso. De cada uma das duas turmas, serão selecionados quatro filmes, três deles pelos alunos matriculados na disciplina e um pelos professores de cinema. Cada projeto selecionado recebe uma verba de R$ 5 mil, mais apoio de uma produtora de elenco e acesso ao equipamento exclusivo do curso para a realização do curta.

Titular da disciplina Projeto de Filme II, do 7º período, o cineasta Marcelo Taranto explica o processo, que traz novidades a partir deste semestre:

– Antes, só os alunos votavam. Agora, os professores também participarão da escolha. Se, por acaso, o eleito pelos mestres coincidir com um dos três já escolhidos, o quarto indicado pelos alunos passará a compor a lista vencedora.

Taranto lembra que qualquer aluno da disciplina pode participar do pitching apresentando um projeto, mas destaca que é preciso “pautar detalhadamente” o filme.

O professor orienta que as escolhas devem levar em consideração, principalmente, a qualidade do roteiro (dramaturgia e história), a viabilidade do projeto (não pode ser de difícil produção) e até a experiência do aluno (saber se ele já produziu outros curtas dentro da universidade).

– Embora a escolha seja pessoal, esses são os três pontos principais a serem levados em conta – endossa Taranto.

O professor afirma que a ideia da direção do curso ao tornar público o pitching é agregar as demais disciplinas de cinema.

– Todos os alunos que estão fazendo as disciplinas básicas já terão conhecimento do que vão encontrar pela frente – destaca.