Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2024


Campus

Meu Primeiro Dia na PUC retoma atividades acadêmicas

Igor de Carvalho - Do Portal

29/07/2011

Gabriela Caesar

Cerca de mil e trezentos novos alunos, segundo o Departamento de Admissão e Registro da PUC-Rio, chegam à universidade na próxima segunda-feira. Com um dia reservado para conhecerem o campus, os calouros assistirão às palestras organizadas pelos departamentos para o Meu Primeiro Dia na PUC, uma oportunidade de conhecer detalhes dos cursos e se prepararem para o início da vida acadêmica. Ao meio-dia, será celebrada uma missa de acolhida na Igreja Sagrado Coração de Jesus.

CTC abre programação de boas-vindas no ginásio

O pontapé inicial para recepcionar os calouros deste semestre da PUC-Rio será dado pelos Departamentos de Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Nanotecnologia, Engenharia de Computação, além dos de Química, Física e Matemática, todos do Centro Técnico Científico (CTC), e o de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Teologia e Ciências Humanas.

A programação começa às 9h, com a chegada dos alunos ao ginásio da universidade. Lá, eles receberão um material do curso, um cupom do bandejão e outro para as visitas guiadas pelos campus e deverão assinar a lista de chamada. Após essa primeira etapa, haverá uma apresentação do professor Gláucio Lima Siqueira, coordenador do ciclo básico de engenharia, que abordará temas como intercâmbio, Empresa Júnior, Instituto Gênesis e Pibic. Depois, será realizada uma apresentação do professor do Departamento de Engenharia Mecânica Mauro Speranza e, em seguida, os alunos serão guiados para as visitas.

Após o almoço, cada curso apresentará os detalhes da grade e da vida acadêmica, entre 14h e 17h, em salas do Edifício Cardeal Leme. Para a coordenadora administrativa do CTC, Carmem Fagundes, a ideia do Meu Primeiro Dia na PUC é “facilitar o processo de adaptação dos alunos recém-chegados”:

– Isso possibilita uma melhor integração entre os alunos, professores e coordenadores e apresenta a universidade, de forma que os alunos possam aproveitar ao máximo essa nova etapa da vida – afirmou.

CTCH promove familiarização entre alunos e universidade

Ainda pela manhã, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo irá levar os seus calouros para a sala 128 do Cardeal Leme, onde assistirão a uma palestra com o coordenador do curso, professor Fernando Paes Leme. Após um lanche, os novos alunos irão conhecer as dependências do curso, como o Laboratório de Conforto Ambiental, o Laboratório de Volume e Maquete e o Escritório Modelo.

Na parte da tarde, os Departamentos de Artes Cênicas, Design, Filosofia, Letras, Pedagogia e Teologia, que fazem parte do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), realizam a recepção aos novos estudantes separadamente a partir das 14h30.

O Departamento de Letras vai promover uma reunião entre a coordenação do curso e professores com os novos alunos. Em seguida, para os alunos bilíngües, haverá um teste de nivelamento e entrevista. Já o curso de design, além desse primeiro bate-papo com os seus calouros, também apresentará seus laboratórios. Os demais departamentos conduzirão uma conversa com os estudantes para explicar os detalhes de cada curso.

CCBM recebe sua segunda turma de graduação

Os calouros do recém-criado curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina, vão participar de uma apresentação do curso, com a presença da coordenadora e professora Rejan Rodrigues Guedes-Bruni e de outros professores. O encontro será realizado no Anfiteatro Professor Junito Brandão, no bosque da PUC-Rio.

Para a coordenadora, essa ocasião é aproveitada para ressaltar o objetivo do curso, o de propagar a preservação da natureza:

– Na apresentação, vamos combinar as visitas à área verde do campus e aos laboratórios. É também o momento em que se estabelece um compromisso de preservar o meio ambiente.

CCS ressalta a missão e o marco referencial da PUC-Rio

A partir das 14h15, os novos alunos do Departamento de Comunicação Social se reunirão no ginásio da universidade. Para eles, a programação se inicia com a apresentação do decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Luiz Roberto Cunha, e da coordenadora setorial de graduação do CCS, professora Andréia Clapp. Em seguida, eles serão guiados para salas do primeiro andar do Edifício Kennedy, onde saberão detalhes do curso, questões relativas a atividades complementares e laboratórios.

Às 15h30, os alunos dos demais cursos integrantes do CCS – administração, direito, geografia, história, relações internacionais e sociologia– também assistirão à apresentação do decanato e logo depois seguirão para seus departamentos.

Os calouros do curso de administração se reunirão no Auditório Amex, no prédio do IAG. Lá serão recebidos pela coordenação e terão a oportunidade de conhecer mais informações sobre a Empresa Júnior, o centro acadêmico, atividades complementares e intercâmbios. No encerramento, haverá um sorteio de livros didáticos.

Já os novos alunos de direito conhecerão mais detalhes sobre o curso e o funcionamento do departamento em salas de aulas no 6° andar do prédio Frings, a partir das 16h15. O Departamento de Geografia levará os seus calouros para conhecer as instalações, os laboratórios e os grupos de pesquisa. O Departamento de Relações Internacionais irá receber os calouros na sala 400 do prédio Frings, onde apresentará a grade curricular e a equipe do curso. Na sociologia, os recém-chegados serão levados para conhecer a sede do departamento, na Vila dos Diretórios.

O decano do CCS, professor Luiz Roberto Cunha, dá as boas-vindas aos novos alunos:

– A PUC-Rio, como uma universidade que prioriza a integração entre os aspectos acadêmicos e comunitários, será parte de uma nova etapa das suas vidas, que com certeza será de grande proveito.

 

Veja abaixo a programação completa:

Centro Técnico Científico

9h – Chegada dos alunos ao ginásio

9h20 – Apresentação do professor Gláucio Lima Siqueira (coordenador do ciclo básico)

10h10 – Apresentação do professor Mauro Speranza - Introdução à Engenharia

10h45 – Visitas guiadas pelo campus

Das 11h15 às 12h – Visita à Feira de Engenharia, entrega da carteira de estudante da PUC e de camisas aos alunos

12h – Missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus

Das 12h às 14h – Almoço gratuito

Das 14h às 16h – Palestra sobre os cursos de computação e sistemas de informação

Das 14h às 15h – Palestra sobre os cursos de engenharia ambiental, matemática, engenharia mecânica e física

Das 15h às 16h – Palestra sobre os cursos de engenharia civil, engenharia química, engenharia de petróleo e engenharia elétrica

Das 16h às 17h - Palestra sobre os cursos de engenharia de controle e automação, química, engenharia de produção, engenharia de nanotecnologia, engenharia de computação

 

Centro de Teologia e Ciências Humanas

10h – Arquitetura e Urbanismo, sala 128L

13h15 – Recepção dos alunos pela Vice-Reitoria Comunitária no ginásio da PUC-Rio

14h30 – Recepção dos alunos por departamento nos locais abaixo:

Artes Cênicas – Sala 144, Edifício Cardeal Leme

Design – Auditório do RDC

Filosofia – Sala 1154, Edifício Cardeal Leme

Letras – Sala 114, Edifício Cardeal Leme

Pedagogia – Sala 464, Edifício Cardeal Leme

Teologia – Sala 522, Edifício Cardeal Leme

 

Centro de Ciências Biológicas e de Medicina

14h30 – Anfiteatro Junito Brandão, bosque da universidade

 

Centro de Ciências Sociais

Comunicação Social:

14h15 às 15h – Apresentação do Decanato no ginásio (professores Luiz Roberto Cunha e Andréia Clapp); Divisão de Bibliotecas e Documentos e Pastoral

15h - Visita ao departamento (salas do 1° andar do Edifício Kennedy)

Administração, Direito, Geografia, História, Relações Internacionais e Sociologia:

15h30 às 16h15 – Apresentação do Decanato no ginásio (professores Luiz Roberto Cunha e Andréia Clapp); Divisão de Bibliotecas e Documentos e Pastoral

16h15 – Visita aos departamentos