Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2022


Cidade

Gávea, um bairro de passagem

Guilherme Vinicius Roberto - Da sala de aula

Bairro de contrastes e passagem, pelas três principais avenidas da Gávea passam diariamente 174 mil veículos por dia, além de 35 linhas de ônibus que transportam cerca de três mil passageiros. Um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Rioé um retrato das heterogeneidades que a cidade abriga.
Leia

Informação é essencial para se reinventar o Rio

Artur Romeu

Cobertura aprofundada da imprensa  revela-se importante para reduzir as desigualdades, observaram especialistas na palestra “O Rio que queremos: jornalismo e cidadania em pauta”. No tratamento das favelas, por exemplo, os jornais precisam "ir além do tiro", propôs o jornalista e pesquisador Itamar Silva.
Leia Ouça

Chuva teimosa deixa primavera com jeito de inverno

Tatiana Carvalho - Do Portal

Nuvens só vão dar uma trégua na sexta-feira. O sol voltará no fim de semana e os termômetros marcarão 30 graus, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia. Frente fria chegará ao Rio entre segunda e terça-feira e tornará a derrubar as temperaturas. Esta será a rotina do início de primavera. 
Leia

Especialista prevê duelo acirrado entre Paes e Gabeira

Artur Romeu - Do Portal

Onda pró-Gabeira anima as discussões na universidade, onde o candidato do PV tem a maioria das preferências. O cientista político e professor da PUC-Rio Ricardo Ismael afirma que Eduardo Paes larga na frente. Mas acredita que Fernando Gabeira possa ter sucesso se investir nas camadas populares.
Leia

Gabeira lidera entre os alunos da PUC-Rio

Artur Romeu - Do Portal

Candidato do PV a prefeito do Rio responde por 47% das preferências entre os alunos, revela pesquida do Departamento de Sociologia e Política. Voto útil e identificação com o discurso ecológicio justificam a liderança. Eduardo Paes (PMDB) é o segundo (18%), seguido de Chico Alencar (PSOL), com 7%.
Leia Ouça Leia

Incêndio assusta moradores da Gávea; vítimas passam bem

Artur Romeu - Do Portal

Curto na fiação teria causado o fogo que afligiu três moradores de um sobrado na Marquês de São Vicente. Tiveram de deixar o imóvel por uma janela estreita. Operário ajudou a assistir mulher em estado de choque enquanto os bombeiros não chegaram ao apartamento em chamas.  
Leia

Caminhos para eleições limpas e transparentes

Tatiana Carvalho - Do Portal

O comportamento do candidato, e não propriamente sua "ficha", deve ser o alvo das análises, argumentou o procurador eleitoral Rogério Nascimento, em palestra organizada pelos jornalistas e professores Carla Siqueira e Chico Otávio. "A imprensa deve servir de ponte entre o Judiciário e o leitor", disse Chico.
Leia Leia Ouça

Candidatos a vereador expõem propostas na universidade

Artur Romeu e Glaucia Marinho - Do Portal

Debate na PUC-Rio reuniu Eliomar Coelho (PSOL), Robson Leite (PT), Sônia Rabello (PV) e Andréa Correa (PSDB). Mais rigor na fiscalização dos gastos públicos foi uma das principas promessas. Só 10% dos alunos já têm candidato, revela pesquisa do Departamento de Sociologia e Política.
Leia

Convite para deixar o carro na garagem e pedalar

Artur Romeu - Do Portal

Campanha “Dia mundial sem carro” propõe investimento em transporte alternativo e reúne programas como passeios e competições sobre duas rodas no Centro e exibição de documentários. Na PUC-Rio, professores, alunos e funcionários trocam, freqüentemente, o automóvel pela bicicleta.
Leia

Debate com candidatos a prefeito lota os Pilotis

Artur Romeu e Tatiana Carvalho - Do Portal

Cerca de 400 pessoas – alunos, na  maioria – acompanharam as propostas, críticas e promessas de Chico Alencar (PSOL/PSTU), Paulo Ramos (PDT), Gabeira (PV/PSDB/PPS) e Alessandro Molon (PT). Atacaram, principalmente, a "falta de transparência nos gastos públicos" e a violência.
Leia Leia Ouça

Paes: cem mil promessas

Glaucia Marinho - Da sala de aula

A prefeitura mais próxima do cidadão, foi o que Eduardo Paes (foto), candidado do PMDB à prefeitura do Rio, apresentou em debate na PUC-Rio. Entre as propostas estão a crição do pré-técnico, a construção de cem mil casas populares e a criação de vagas em creches, nas quais ele prometeu atender a cem mil crianças.
Leia Leia Ouça

Molon: "Rio deve explorar múltiplas vocações"

Tatiana Carvalho - Do Portal

Na série de debates com os candidatos a prefeito na PUC-Rio, Alessandro Molon (PT) propôs a revitalização do Centro e a adoção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para ligar o Aeroporto Internacional Tom Jobim a pontos estratégicos da cidade – a “capital afetiva do país”.
Leia Ouça Leia

Candidatos a vereador discutem a educação

Artur Romeu - Do Portal

A aplicação da verba pública e a aprovação automática foram os principais alvos no debate na PUC-Rio, do qual participaram Antonio Babá (PSOL), Andrea Gouvêa (PSDB), Marcelo Queiroz (DEM), Reimont (PT) e Ricardo Capelli (PC do B). Nesta quarta-feira, 17, será a vez dos candidatos a prefeito.
Leia

Chico: aposta no desenvolvimento

José Augusto Martini - Do Portal

Reorganizar o transporte público, reestruturar a Guarda Municipal e reduzir a desigualdade fazem parte do programa de governo apresentado pelo candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Chico Alencar (foto), em debate na PUC-Rio. “Não basta crescer, é preciso se desenvolver”.
Leia Leia Ouça

Chuva dificulta o início da semana

Artur Romeu - Do Portal

Amplificados pelo mau tempo, congestionamentos testam a paciência dos estudantes no caminho até a PUC-Rio. Quem vem de Niterói, por exemplo, leva quase duas horas. Ambulantes reclamam do movimento menor, enquanto o comércio interno fatura mais com os "refugiados" nos Pilotis.
Leia

Solange propõe parcerias para melhorar educação

Artur Romeu - Do Portal

Na abertura da série de debates com os candidatos a prefeito, na PUC-Rio, Solange Amaral prometeu investir nas pré-escolas e em acordos com a administração estatual para aperfeiçoar as escolas públicas. A candidata do DEM também propõe a criação de um banco para financiar 100 mil casas.
Leia Leia Ouça

Calor fora de época antecipa programas e visual de verão

Artur Romeu - Do Portal

Sandálias, vestidos, camisetas. Com os 35 graus registrados no inverno (?) carioca, a praia volta à agenda e as roupas ficam mais despojadas. A calça de estilo marroquino será sucesso na próxima estação, prevê a professora Eliane Carla. Casaco, só para se afinar com o ar-condicionado das salas.
Leia

Perspectivas de melhora

Igor Cavaco e Rodrigo Gomes - Da sala de aula

O economista André Urani (foto) é um otimista. Autor do recém-lançado "Trilhas do Rio", ele garante que a cidade tem melhorado nos últimos três anos, período em que registrou aumento de renda e atraiu novos investimentos. Em entrevista aos alunos da disciplina de Edição em Jornalismo Impresso, ele falou sobre os desafios que o próximo prefeito vai enfrentar.
Leia

Gabeira: descentralizar para resolver

Carlos Eduardo Vieira e Nathália Clark - Da sala de aula

Nesta entrevista aos alunos da disciplina de Edição em Jornalismo Impresso, o candidato da coligação PV/PSDB, Fernando Gabeira, propõe a recuperação do porto do Rio como forma de apoiar a despoluição da Baía de Guanabara e a presença da Prefeitura nas favelas, de forma a conseguir um pacto com os moradores para o respeito aos eco-limites;
Leia

Chico Alencar: “Não sou nenhum Messias”

Gabriel Torres e Luísa Pontes - Da sala de aula

Candidato do PSOL reconhece realidade difícil da cidade do Rio de Janeiro, mas não perde as esperanças e acredita em mudanças. Tendo sido vereador por dois mandatos, acredita que a proximidade com a cidade pode ajudá-lo em temas como integração de favelas, desenvolvimento econômico e melhorias na área da saúde, sobre os quais falou aos alunos da disciplina de Edição em Jornalismo Impresso.
Leia

Dorival Caymmi agora é nome de rua no Leblon

Paula Giolito - Do Portal

O baiano Dorival Caymmi foi homenageado no Rio, sua cidade de coração, que o recebeu de braços abertos há exatos 70 anos. A antiga Rua B, no Leblon, agora leva o nome do cantor e compositor que marcou a história da Música Popular Brasileira.
Leia Leia

Alessandro Molon: a construção de um novo Rio

Pedro Zuazo Maia Ribeiro e Priscila Marotti - Da sala de aula

Com propostas inovadoras nas áreas de transporte e saúde, candidato do PT promete mudar a vida dos cariocas, propondo mudanças na atitude diante do lixo, que deve ser inteiramente reciclado, e incentivando a bicicleta como meio de transporte alternativo. Nesta entrevista concedida aos alunos da disciplina de Edição em Jornalismo Impresso, ele dá detalhes do seu plano de governo.
Leia

Solange Amaral: trabalhar a seis mãos

Caroline Carvalho e Julia Braga - Da sala de aula

Ex-aluna da PUC-Rio, a ex-jogadora de vôlei passou sua infância e juventude em Niterói. Candidata pelo DEM, ela quer dar à cidade condições de vencer a disputa para sediar os jogos olímpicos de 2016, investindo na construção de Vilas Olímpicas, como contou em entrevista aos alunos da disciplina de Edição em Jornalismo Impresso.
Leia

Paulo Ramos: “É preciso mobilizar a população”

Marcela Maia e Pedro Capdeville - Da sala de aula

A recuperação dos Cieps criados pelo ex-governador Leonel Brizola, com oferta de educação integral, foi uma das propostas que o candidato do PDT à Prefeitura do Rio defendeu nessa entrevista aos alunos da disciplina Edição em Jornalismo Impresso. Para as favelas, ele quer remover habitações, sem remover seus moradores.
Leia

As princesinhas do mar e da beleza carioca

Igor Cavaco - Da sala de aula

Quando Copacabana era o centro das atenções na Zona Sul, o que se discutia nas ruas era o borogodó das misses, cujos concursos estão retratados em reportagem de rádio e de TV. Na praia, os hábitos mudaram completamente: hoje, o filtro solar é obrigatório e deu lugar aos bronzeadores caseiros. Esteiras de palha foram substituídas por cangas e só o engarrafamento continua igual.
Leia Ouça Leia

"O medo da violência gera mais violência", diz especialista

Artur Romeu - Do Portal

Em entrevista ao Portal PUC-Rio Digital, a professora de Psicologia Social da PUC-Rio Teresa Góes (foto) observa: a violência sempre existiu, mas a forma como se manifesta hoje é reflexo "de cultura materialista e individualista, na qual visamos constantemente à fama e ao poder."
Leia

O Rio na berlinda

Glaucia Marinho - Do Portal

O curso “Pensar o Rio de Janeiro: Cultura, Política e Sociabilidade”, promovido pelo CCE, quer debater as manifestações culturais cariocas. Entre os professores da PUC-Rio estão Paulo d’ Avila (foto) e Roberto Da Matta.
Leia

Favelas cariocas: em 50 anos, mais de um milhão de moradores

Julia Lindenberg - Da sala de aula

Após 50 anos da explosão da modernidade carioca, as favelas permanecem intactas. Em 1958, eram 150 mil moradores em favelas, número que hoje ultrapassa a casa do milhão. Na TV, veja como o projeto Morrinho leva capacitação em audiovisual aos moradores da favela do Pereirão, em Laranjeiras.
Leia Leia

O que fazem vereadores e prefeito

Carlyle Junior - Da sala de aula

Nas eleições deste ano o cidadão carioca vai às urnas para escolher os ocupantes dos cargos de prefeito e vereador. Mas será que eleitor sabe quais são as verdadeiras atribuições desses dois cargos? Em entrevista, o professor do Departamento de Sociologia da PUC-Rio, Vladimir Lombardo Jorge, explica como funciona a organização político-administrativa dos municípios.
Leia

Inverno carioca regado a sorvete e água de coco

Tatiana Carvalho - Do Portal

Calor fora de época acaba com estoque de sorvete e embala a diversão nos parques. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegará aos 31ºC no fim de semana. O veranico vai continuar até a noite de domingo, quando uma frente fria chegará à cidade. 
Leia