Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017


Comunicação

Palestra com Jean Michel Hébrard e Márcia de Almeida Gonçalves

21/09/2017



O Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, no dia 19 de setembro, no auditório K102, a palestra "Narrativas vivenciais, biografias e histórias de vida: diálogos teóricos e metodológicos".

Jean Michel Hébrard, professor doutor da École des Hautes Études en Sciences Sociales e Márcia de Almeida Gonçalves, professora da UERJ, abordaram as diferentes formas de se contar uma história e a importância da boa construção das narrativas para a construção das memórias de uma sociedade. Jean Hébrard explicou como o bom uso de uma biografia ajuda no entendimento dos momentos mais delicados da história. Marcia Almeida comentou os 3 eixos transversais: narrativas, identidade e temporalidade. A professora afirmou que narrar uma história de vida tem grande valor de significação, pois dessa maneira a salva do esquecimento.

Gravado em 19 de setembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Diana Paes e Rafaella Rodrigues; Operador de VT: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Câmeras: Brenda Lopes, Gabriel Suassuna, Isadora Souza, Manuella Yasmin, Maria Antonia Coutinho, Mariana Serran e Raquel Medeiros; Streaming: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa.