Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017


Comunicação

Palestra com Heloísa Fischer

20/09/2017



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, no dia 19 de setembro, no auditório K102, a palestra "Mais clareza por favor".

Heloísa Fischer, jornalista, radialista e autora do blog "comclareza", contou um pouco sobre o principal objetivo do projeto: difundir a "linguagem clara". A "plain language" acontece quando o texto, design e estrutura da mensagem são, logo na primeira leitura, facilmente compreendidos. Um grande problema no Brasil é o baixo indíce de escolaridade, que gera dificuldade de compreensão da linguagem para muitos brasileiros e, consequentemente, os exclui da sociedade. A jornalista explicou algumas técnicas de como produzir um texto claro e objetivo através de exemplos negativos e positivos.

Gravado em 18 de setembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Nathalia Guedes e Rafael Lima; Operador de VT: Betina Moraes e Mariah Medeiros; Mesa de Áudio: Betina Moraes, Nathalia Guedes e Mariah Medeiros; Câmeras: Laura Yule e Stephany Lopes; Streaming: Betina Moraes e Mariah Medeiros; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa.