Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017


Comunicação

Mesa "Narrativas de Guerrilha"

19/09/2017



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, no auditório K102, o ciclo de palestras "Mídia Livre".

A mesa "Narrativas de Guerrilha" contou com a presença de Luiza Sansão, repórter da Ponte Jornalismo; Luiz Eduardo Soares, ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro; Thainã Medeiros, integrante do coletivo Papo Reto e Marina Lattuca, aluna da PUC-Rio e mediadora da mesa. Os palestrantes abordaram a importância da ética na propagação das narrativas. Apresentaram formas para viabilizar a comunicação em áreas do Rio de Janeiro consideradas "de risco", como as comunidades carentes, e discutiram as políticas de segurança pública que violam os direitos humanos.

Luiza Sansão comentou que o jornal online Ponte Jornalismo busca comunicar de maneira realista e humana as situações de confronto vivenciadas nas comunidades. Luiz Eduardo Soares explicou a importância da precisão das informações nas narrativas de conflito, para que não sejam apenas uma construção ficcional. Thainã Medeiros apresentou o coletivo Papo Reto criado para garantir, através da comunicação, os direitos humanos e para quebrar as narrativas já estabelecidas sobre as favelas.

Gravado em 14 de setembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Diana Paes e Rafaella Rodrigues; Operador de VT: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Câmeras: Brenda Lopes, Iara Oliveira, Mariana Serran e Renan Decaro; Streaming: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa.