Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017


Comunicação

Mesa "Mídia e Democracia"

14/09/2017



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, entre dias 12 e 14 de setembro, no auditório K102, o ciclo de palestras "Mídia Livre".

A mesa "Mídia e Democracia" contou com a presença de Ivana Bentes, biógrafa e pesquisadora; Iara Gomes, mestra em comunicação; Leonel Aguiar, professor da PUC Rio; Raissa Maia e Gabriel Roza, estudantes universitários, que discutiram sobre o combate ao monopólio das mídias, a democratização destas e a imprensa alternativa.

Leonel Aguiar falou especialmente sobre as mídias alternativas e apresentou como exemplo o jornal "Luta e Prazer", de 1981, que discutia de diferentes formas a contracultura. Iara Gomes, do coletivo Intervozes, discorreu sobre o direito da comunicação livre e sobre o papel social da comunicação. Ivana Bentes abordou o surgimento das mídias digitais em conjunto com a periferia e focou na produção de mídias feita por grupos que buscam desconstruir conceitos já ultrapassados nos meios da comunicação. 

 Gravado em 12 de setembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Nathalia Guedes; Operador de VT: Betina Moraes e Mariah Medeiros; Câmeras: Laura Yule e Tatiana Barbosa; Streaming: Betina Moraes e Mariah Medeiros; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa