Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017


Comunicação

Mesa "Jornalismo Comunitário"

18/09/2017



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, no auditório K102, o ciclo de palestras "Mídia Livre".

A mesa "Jornalismo Comunitário" foi composta por Michel Silva, idealizador do jornal comunitário "Fala Roça" da Rocinha; Renata Machado, especialista em "etnomídia" e jornalista da rádio indígena Yandê; Adair Rocha, professor da PUC-Rio e Nathália Braga, mediadora da palestra. Os palestrantes explicaram o jornalismo comunitário que, além de uma fonte de informação, é uma forma de resistência protagonizada e centrada nas comunidades.

Adair Rocha abordou a importância e o sucesso do jornalismo comunitário nas grandes mídias e citou projetos que promovem a integração entre cidade e comunidade. Renata Machado falou sobre a "etnomídia",  convergência de várias mídias dentro de uma, que busca a liberdade de comunicação para todas as etnias e é o objetivo principal da Rádio Yandê. Michel Silva apresentou o "Fala Roça", jornal impresso da Rocinha, e enfatizou a importãncia dos jornais comunitários.

Gravado em 14 de setembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Nathalia Guedes; Operador de VT: Betina Moraes e Mariah Medeiros; Mesa de Áudio: Betina Moraes, Nathalia Guedes e Mariah Medeiros; Câmeras: Laura Yule e Renan Decaro; Streaming: Betina Moraes e Mariah Medeiros; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa.