Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017


Comunicação

Mesa "Informações fora da caixa: Novas mídias e formatos"

18/09/2017



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, no auditório K102, o ciclo de palestras "Mídia Livre".

A mesa "Informações fora da caixa: Novas mídias e formatos" contou com a presença de Mariana Simões, gerente da Casa Pública; Cristina Ferreira, da agência Lupa; Ítala Maduell, professora da Puc Rio e Tatiane Silva, estudante universitária. Os palestrantes abordaram a importância da comunicação e da tecnologia na "Era da informação" e enfatizaram a necessidade de uma boa apuração e checagem das informações, como forma de evitar a propagação de "fake news", em tempos de comunicação dinâmica nas redes digitais.

Mariana Simões falou sobre o aplicativo para celular da Casa Pública, que sai do formato tradicional de jornalismo ao unir o conteúdo jornalístico com os games. Cristina Ferreira conta um pouco sobre o trabalho na Lupa, uma agência de notícias especializada em "fact checking". A professora Ítala incentiva a busca de novas formas de se fazer jornalismo, como o empreendedorismo digital e o jornalismo independente.

Gravado em 13 de setembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Rafaella Rodrigues e Diana Paes; Operador de VT: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Câmeras: Gabriel Suassuna, Isadora Souza e Maria Antônia Coutinho; Streaming: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa.