Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2017


Comunicação

Mesa "Comunicação e Direitos Humanos"

15/09/2017



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, nos dias 12 a 14 de setembro, no auditório K102, o ciclo de palestras "Mídia Livre".

A mesa "Comunicação e Direitos Humanos" composta por Ricardo Boechat, jornalista, apresentador e radialista da Band News; Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional; Arthur Romeu, repórter no "Repórteres sem Fronteiras" e Lilian Saback, professora da Puc Rio, debateu a atual situação política do país, a crise com os direitos humanos e relacionou essas questões com a comunicação e as mídias alternativas.

Ricardo Boechat enfatizou o papel da imprensa, que deve ser o de reportar fatos e não o de educar a população. O jornalista comparou com exemplos passados o cenário político atual e se mostrou otimista em relação ao futuro do país. Jurema Werneck trouxe para a discussão alguns índices para avançar o entendimento sobre os Direitos Humanos. Arthur Romeu ressaltou a importância do direito a liberdade de circulação de informações. Lilian Saback explicou a importância da ética e da apuração dos fatos no jornalismo.

Gravado em 13 de setembro de 2017

Créditos: Mesa de corte: Graziella Ferreira; Operador de VT: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Câmeras: Brenda Lopes, Iara Oliveira, Isadora Souza, Raquel Medeiros e Renan Decaro; Streaming: Carolina Montagna e Júlia Almeida; Editores: Arthur Naar e Miguel Sanseverino; Produção: Amanda Borba, Bruna Tasso, Esther Brito e Jéssica Corrêa.