Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2017


País

O papel da imprensa no Brasil que queremos

Viviane da Costa - Do Portal

A Revista Veja e o Diretório Central dos Estudantes touxeram à PUC-Rio jornalistas para discutir o papel da imprensa na construção de um país melhor. O evento faz parte das comemorações pelos 40 anos da revista.
Veja Leia Ouça

Amazônia do Brasil

- Da sala de aula

Com uma câmera na mão e muitas idéias na cabeça, a jornalista Brisa Albuquerque embarca rumo ao extremo norte do Brasil em buscado lado mais fascinante do mundo - as histórias de vida de pessoas, sejam elas quem for : do índio que se torna militar, passando pela esposa gaúcha que decide ensinar português aos yanomamis, finalizando nas declarações surpreendentes do Comandante Militar daAmazônia acerca do desafio diário de proteger as fronteiras nacionais. Um programa para se pensar a Amazônia e valorizar o trabalho do Exército Brasileiro.
Veja

Português: A língua nossa de cada dia

Quinto idioma mais falado do mundo, o português é a língua oficial para cerca de 250 milhões de pessoas. O Pilotis mostra como a língua portuguesa é um fator de identidade nacional, apesar da riqueza dos regionalismos brasileiros. Curiosidades históricas do idioma, hábitos como o gerundismo e a relação da língua com a música também são abordados e muito mais.
Veja

Os 20 anos da Constituição Cidadã

No dia 5 de outubro, a Constituição Cidadã, considerada um marco da recente história política do Brasil, completou 20 anos. O Contraponto conta como nasceu a Carta Magna de 1988, depois dos anos de chumbo da Ditadura Militar. O programa também fala sobre as mudanças eleitorais que vieram em 1988, como o voto facultativo para os jovens de 16 e 17 anos.
Veja

A Côrte nos Trópicos

Pela primeira vez na história, um rei europeu pisou em uma colônia. E não foi apenas o Rei. O Pilotis mostra o choque cultural pelo qual a colônia passou com a chegada dos portugueses. Revela ainda como era o Rio de Janeiro antes desde momento histórico e muito mais.
Veja

Homicídios: a banalização da vida

De acordo com o Instituto de Segurança Pública, o número de homicídios dolosos no primeiro semestre de 2008 está sendo considerado o menor já registrado desde o início das pesquisas de criminalidade, em 1991. O Contraponto discute a banalização dos homicídios e a importância da participação da sociedade e do governo para a diminuição desses números.
Veja

Pelos direitos do cidadão

Nathalia Toledo - Do Portal

No segundo dia de palestras em comemoração aos 20 anos da Constituição Brasileira, professores do Departamento de Direito da PUC-Rio falaram sobre a tomada de consciência da população brasileira em relação aos direitos garantidos por lei.
Veja Leia Ouça

Avanços e metas da Constituição

Nathalia Toledo - Do Portal

Para comemorar os 20 anos da Constituição Brasileira, o Departamento de Direito realizou a "Semana da Constituição de 1988". Foram oito dias de debates, apresentações e palestras sobre a carta democrática.
Veja Leia Ouça

Constituição de 88: festa exalta raízes culturais

Marcela Maciel - Do Portal

Baseado na experiência como assessor parlamentar da Assembléia Constituinte, o diretor do Departamento de Direito, Adriano Pilatti, lança o livro "A Constituinte de 1987-1988 - Progressistas, Conservadores, Ordem Econômica e Regras do Jogo". Durante a festa de lançamento, o grupo Samba-Jongo da Balaiada celebrou os 20 anos do texto constitucional.
Veja Leia Ouça

Eldorado Negro

A descoberta de petróleo na camada do pré-sal, a mais de 6 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico, tem gerado muitas dúvidas. O Contraponto fala sobre as dificuldades de exploração do petróleo em águas profundas. Quais são os benefícios políticos e econômicos que essa descoberta trará para o Brasil? O programa também discute as oportunidades de trabalho no setor e a qualificação da mão-de-obra.
Veja

Sorria: Você está sendo espionado

A suspeita de interceptação telefônica no gabinete do Supremo Tribunal Federal traz a público a questão da privacidade no Brasil. De acordo com a CPI das Escutas Telefônicas, 409 mil pessoas foram grampeadas em 2007, este número aumenta 10% ao ano. O Contraponto discute as funções do grampo telefônico, quando e por quem ele é autorizado, além dos crimes virtuais, como a violação de dados pela internet, e a superexposição na rede.
Veja

Quando começa a justiça?

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que o uso das algemas só deve ser adotado em casos excepcionais. Este Contraponto mostra como é tratado um suspeito de crime no Brasil e esclarece dúvidas sobre o sistema de prisão em nosso país. Vamos falar também dos alguns crimes que a mídia transforma em espetáculo.
Veja

À Espera de uma nova vida

Preso pela Polícia Federal na Operação Fura-Fila, o doutor Joaquim Ribeiro Filho, ex-coordenador do Rio Transplante, foi acusado de comandar um esquema de fraudes na fila de transplante de fígado no Rio de Janeiro. O Contraponto acompanha os desdobramentos da Operação Fura-Fila, mostra como é o processo de transplantes no Brasil e detalha a espera nas filas.
Veja

“Operação Combinado Atlântico” entra em ação

Guilherme Marques - Do Portal

De hoje até 26 de setembro o Ministério da Defesa inicia o treinamento para garantir a proteção do território nacional. Este ano, a operação ganhou uma maior visibilidade por causa dos recém descobertos campos de pré-sal. O projeto foi apresentado aos visitantes durante a Mostra PUC.
Veja Leia Ouça

PUC-Rio entre as dez melhores do país

Nathalia Toledo - Do Portal

O Ministério da Educação divulgou um índice classificatório das instituições de ensino superior do país. No ranking das universidades, a PUC-Rio está entre as dez melhores do Brasil. Corpo docente e instalações acadêmicas foram avaliados.
Veja Leia Ouça

Centenário de nascimento de Josué de Castro

Nathalia Toledo - Do Portal

O autor de "Geografia da Fome" foi o tema da entrevista com o cineasta Silvio Tendler, que dirigiu o documentário "Josué de Castro - cidadão do mundo". O médico, geógrafo e sociólogo foi o primeiro brasileiro a levantar o fenômeno da fome como uma questão social.
Veja Leia Ouça

À Espera de uma nova vida

Preso pela Polícia Federal na Operação Fura-Fila, o doutor Joaquim Ribeiro Filho, ex-coordenador do Rio Transplante, foi acusado de comandar um esquema de fraudes na fila de transplante de fígado no Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Federal, a equipe médica fraudava exames de pacientes que estavam em uma posição melhor na fila. Assim, o órgão era passado para o próximo paciente. O Contraponto acompanha os desdobramentos da Operação Fura-Fila, mostra como é o processo de transplantes no Brasil e detalha a espera nas filas.
Veja

Evento na PUC-Rio discute perspectivas do país na área de petróleo

Guilherme Marques - Do Portal

Durante o I Petropuc, especialistas apontam caminhos para os estudantes do curso de Engenharia de Petróleo. Segundo os palestrantes, a descoberta de poços no Brasil aquece o mercado de trabalho e abre novos postos para profissionais qualificados.  
Veja Leia Ouça

Crianças sem lar

Em 2008, o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 18 anos. Segundo o ECA, toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da família e, excepcionalmente, em uma família substituta. O Contraponto fala sobre as crianças sem lar, os motivos para elas estarem longe de suas famílias e a rotina nos abrigos e orfanatos. E ainda, por que se diz que o processo de adoção no Brasil é muito burocrático e complicado?
Veja

Incluir para educar

O programa discute os distúrbios de aprendizagem. Dislexia, discalculia, hiperatividade, problemas que afetam o aprendizado de crianças e adolescentes no mundo todo e que, muitas vezes, são diagnosticados apenas na fase adulta.
Veja

Simpósio Internacional de Teorias Contemporâneas do Direito e Desenhos Institucionais: 20 anos da Constituição de 88

Portal - Do Portal

Assista na íntegra, em italiano, à palestra do professor Vittorio Villa, da Universidade de Palermo (Itália).  O evento foi realizado na PUC-Rio em junho de 2008.
Veja Leia Ouça

O que o Brasileiro come?

Almoçar em um restaurante não é mais uma questão só de prazer, e sim de necessidade. Comidas rápidas, self-services e fast-food, dependendo do que se escolhe comer, podem ser altamente calóricos e com pequeno valor nutricional. São inúmeras as doenças geradas pela má alimentação, entre elas, algumas muito conhecidas como obesidade, colesterol alto, gastrites, diabetes e hipertensão. O Contraponto fala sobre como os problemas da má alimentação trazem custos para governos e cidadãos.
Veja

"5º Seminário de Comunicação e Marketing Petrobras - PUC-Rio"

Ana Luiza de Beaurepaire - Do Portal

O encontro discutiu as estratégias de fortalecimento da marca Petrobras. A empresa patrocina eventos culturais e esportivos, além de criar ações ligadas a desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
Veja Leia Ouça

Ditaduras: Contradições do Poder

Estado Novo e Regime Militar. Períodos que entraram para a história do Brasil como anos de censura, repressão e perseguição política, mas que também foram marcados pela conquista de importantes direitos sociais e pelo desenvolvimento econômico do país. O programa compara a Ditadura de Vargas e a Ditadura Militar.
Veja

Ruth Cardoso é homenageada em missa na PUC-Rio

Guilherme Marques - Do Portal

A cerimônia reuniu parentes e amigos da antropóloga e ex-primeira dama que morreu no dia 24 de junho. Nos depoimentos de políticos e artistas ela foi lembrada por seu engajamento em programas sociais. Entre os presentes estavam o viúvo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de Minas, Aécio Neves e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.
Veja Leia Ouça

Quanto vale o seu voto?

A poucos meses das eleições para prefeitos e vereadores, Tribunais Regionais Eleitorais de vários estados ameaçaram barrar candidatos que têm “ficha suja”. Mas uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, manteve a candidatura de políticos que respondem a processos judiciais, desde que não tenham sido condenados. O Contraponto discute a questão e analisa também benefícios como a imunidade parlamentar.
Veja

Por quê lutam os jovens hoje?

A descrença na política tem feito com que os jovens entre 16 e 17 anos não se interessem em tirar o título de eleitor. A constatação foi feita pelo TSE. O índice caiu 31% desde 1992. Apesar da falta de interesse pela política partidária, os jovens não deixaram de se preocupar com as questões do país e passaram a atuar em organizações não-governamentais e trabalhos voluntários.
Veja

1968: memórias em preto e branco

Viviane da Costa e Lígia Modena - Do Portal

No último dia do ciclo de debates "A Imprensa em 68", jornalistas relembraram o processo de amadurecimento da profissão numa época em que era perigoso se expressar. O papel da fotografia também foi discutido durante o encontro, que reuniu os jornalistas Milton Coelho da Graça, Álvaro Caldas, Fuad Atala e Milton Temer, a socióloga Alzira Abreu e os fotógrafos Evandro Teixeira e Paulo Rubens.
Veja Leia Ouça

Jornalismo nos anos de chumbo

Guilherme Marques e Lígia Modena - Do Portal

No primeiro dia do ciclo de palestras "A Imprensa em 68", o testemunho de pessoas que tinham que driblar a ditadura para exercer a profissão. O encontro reuniu os jornalistas Ana Arruda Callado, Pery Cotta, Luis Edgard de Andrade e José Silveira, o cartunista Claudius Cecom e a historiadora Maria Paula Araújo.
Veja Leia Ouça

O meio ambiente no lixo

Com a comemoração da Semana do Meio Ambiente, o Contraponto fala sobre os problemas de gestão ambiental no Brasil. O programa analisa a saída da Ministra Marina Silva, e a posse, em seu lugar, do ex-secretário estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc.
Veja