Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2017


País

“A abolição desvendada”

Cento e vinte anos depois da abolição da escravatura, o Contraponto revisa o acontecimento e mostra as diferentes versões desta história. O que foi a Lei Áurea? O que motivou Princesa Isabel a assiná-la? As questões políticas, sociais, humanitárias, econômicas e religiosas por trás da abolição também são discutidas no programa e muito mais.
Veja

Perícia Criminal: A inteligência contra o crime

Quando acontece um crime de grande repercussão, a opinião pública se mobiliza cobrando das autoridades a punição dos responsáveis. Nesse momento, surge na mídia uma figura que no dia-a-dia age discretamente para levantar provas que possam desvendar crimes: o perito. O Contraponto analisa a importância da perícia criminal. O programa vai mostrar como os peritos atuam e os principais desafios da profissão. As precárias condições de trabalho, a falta de material e de segurança e os baixos salários tornam a ação dos peritos cada vez mais difícil.
Veja

Por que acontecem epidemias?

Em menos de quatro meses, a epidemia de dengue no Rio de Janeiro matou mais do que em todo o ano de 2002, quando 91 pessoas morreram com a doença. O Contraponto desta semana traça um histórico das epidemias que já ocorreram no Brasil e mostra que, além da dengue, epidemias de outras doenças podem ameaçar a população, como o cólera, a malária, a febre-amarela, a tuberculose e a hanseníase.
Veja

Educação em pauta

Pedro Maia - Do Portal

O último dia do seminário "Caminhos do Brasil" contou com a presença do professor Creso Franco, que falou sobre a importância de se construir uma educação de qualidade no país.
Veja Leia Ouça

A justiça é acessível no Brasil?

Heitor Lannes - Do Portal

A democratização da justiça foi tema discutido durante o seminário “Caminhos do Brasil” que teve como foco o poder judiciário. O ex-secretário nacional de justiça Antônio Carlos Biscaia foi um dos palestrantes.
Veja Leia Ouça

O Brasil e a política. Como anda essa relação?

Renata Assunção - Do Portal

Os cientistas políticos Jairo Nicolau, Ricardo Ismael e Luis Werneck Viana discutem o desenvolvimento do Federalismo brasileiro, os problemas do país e as possíveis soluções, durante palestra no seminário “Caminhos do Brasil".
Veja Leia Ouça

A questão carcerária no Brasil

Uma adolescente de 15 anos, presa numa cela com 20 homens, fez a sociedade refletir sobre as condições dos presídios no país. O programa também aborda o tipo de olhar que a sociedade tem para com o criminoso. Por fim, prender uma pessoa não é tão simples quanto parece. Existem regras que definem até mesmo o tamanho de uma cela.
Veja

A construção de uma identidade democrática

Ana Luiza de Beaurepaire - Do Portal

O povo brasileiro e a percepção da democracia foram temas abordados durante palestra no seminário “Caminhos do Brasil”. O ex-ministro da cultura Francisco Weffort foi um dos palestrantes.
Veja Leia Ouça

Corrupção à brasileira

Renata Assunção - Do Portal

O 6º encontro do ciclo de palestras “Caminhos do Brasil” discutiu o tema da corrupção, um problema endêmico no país. Para o sociólogo da UERJ, Ignácio Cano, a questão faz parte de uma rede social ampla baseada na cultura do “jeitinho”.
Veja Leia Ouça

A Barganha do Poder

A conturbada relação entre os poderes, a edição de medidas provisórias e os decretos de lei que, muitas vezes, criam conflitos entre o Executivo e o Legislativo. E ainda, o perfil dos parlamentares que, em seus discursos, não costumam falar a linguagem do povo. Cientistas políticos, deputados e jornalistas estão entre os entrevistados.
Veja

Por um país mais seguro

Heitor Lannes - Do Portal

Segurança pública foi tema de debate no seminário “Caminhos do Brasil”. Nossa equipe foi às ruas saber como a população percebe a violência do dia-a-dia.
Veja Leia Ouça

Contradições do Brasil rural

Renata Assunção - Do Portal

Durante o seminário "Caminhos do Brasil", a PUC-Rio recebeu  o representante adjunto da ONU para agricultura e alimentação, Gustavo Chianca. O encontro, que teve participação de professores, discutiu a questão agrária no país.
Veja Leia Ouça

Saneamento: o retrato do descaso

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas vivem sem água tratada. O programa mostra ainda os problemas do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, iniciado em 1992, que está com as obras atrasadas.
Veja

O Brasil no mundo

Ana Luiza de Beaurepaire - Do Portal

Como o país deve se posicionar no cenário internacional? Para discutir o assunto, o seminário “Caminhos do Brasil” convidou o diplomata Luiz Felipe Lampreia e a professora de ciências políticas da PUC-Rio, Maria Regina de Lima.
Veja Leia Ouça

As Parcerias Público-Privadas

Estradas esburacadas, portos arcaicos, riscos de apagão. Este é o retratode um país que não investe em infra-estrutura. Para tentar reverter esse quadro, o governo criou as PPPs.
Veja

Para onde vai a nossa economia?

Pedro Maia - Do Portal

Na segunda palestra do seminário "Caminhos do Brasil", grandes nomes da economia do país estiveram na PUC-Rio. Carlos Lessa, Paul Singer e Paulo Ferracioli promoveram uma discussão acalorada sobre nossas perspectivas econômicas.
Veja Leia Ouça

Economia é tema de debate na PUC-Rio

Heitor Lannes - Do Portal

Na primeira palestra do seminário "Caminhos do Brasil", especialistas discutem os desafios que o país deve enfrentar para garantir um equilíbrio econômico no futuro. Para o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, o crescimento do Brasil está diretamente relacionado à capacidade produtiva da sociedade.
Veja Leia Ouça

Comunicar 20 anos - Medicamentos ao alcance de todos

Vencedor dos prêmios Melhor Telejornal, na 4ª Expocom, em 2005 e Menção Honrosa, na 4ª Expocom Mercosul, em 2006. O programa tem como tema o acesso a medicamentos no Brasil.
Veja

Comunicar 20 anos - Açougue da alma

Vencedor do Prêmio Destaque do Juri, no Gramado Cine Vídeo, em 2006, o programa visita as principais instituições para menores infratores do Rio de Janeiro e mostra como funciona o sistema sócio-educativo.
Veja

Comunicar 20 anos - Anos 60: Nós que sonhávamos com a revolução

Vencedor do Prêmio Destaque do Juri, no Gramado Cine Vídeo, em 2004. O programa resgata as lembranças dos jovens que, em nome da liberdade, entraram na luta armada e propõe uma reflexão sobre a época e os ideais que motivaram aquela geração.
Veja

Comunicar 20 anos - Fome: a dor do vazio

Vencedor do prêmio Especial Fome Zero, no 4º Vídeo Saúde, da Fiocruz, em 2003. O programa discute o fenômeno que atinge quase um terço da população brasileira e mostra a realidade de cinqüenta e quatro milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de miséria absoluta.
Veja

Guerra do tráfico: quem são as vítimas

O Contraponto discute o confronto entre policiais e traficantes e mostra que, no meio do fogo cruzado, moradores da Vila Cruzeiro e de outras comunidades sofrem também com a falta de infra-estrutura básica.
Veja

Um grito de paz

Heitor Lannes - Do Portal

Durante três dias a universidade foi palco do movimento PUC pela Paz, que reuniu professores, estudantes, artistas, religiosos e representantes do governo e da sociedade civil. Em pauta, o papel que cada setor da sociedade tem no processo de construção da paz.
Veja Leia Ouça

A revolta que parou o Rio

Em 1904, o Rio de Janeiro era assolado por doenças, entre elas a varíola. Para combatê-la, o sanitarista Oswaldo Cruz, então diretor do do Serviço de Saúde Pública, obrigou a população a vacinar-se.
Veja

Amazônia do Brasil?

O Brasil perde cerca de 300 bilhões de dólares por ano com a destruição da Amazônia. Como conciliar desenvolvimento e preservação? Afinal, a quem interessa a internacionalização da Amazônia?
Veja

O faro do repórter investigativo

Iris Correia - Do Portal

Cinco repórteres estiveram na PUC-Rio para falar dos conhecimentos que ajudam na cobertura de fatos policiais. No centro das discussões, como investigar o crime organizado.
Veja Leia

Inclusão: a sociedade conectada

Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet revelou que cerca de 54% da população nunca usaram um computador e 67% nunca navegaram na Internet. Sendo que a maior parcela, 75%, pertence às classes D e E.
Veja

O cidadão está no ar

Ana Luiza de Beaurepaire - Do Portal

A PUC-Rio promove curso de capacitação em rádio comunitária, estimulando cidadãos a criar programas de rádio. Entre os alunos está o funcionário da universidade, Washington Luiz, que comanda o programa "Fala cidadão" da Mirandela FM, em Nilópolis, Baixada Fluminense.
Veja Leia Ouça

A televisão nas mãos do poder?

A não renovação da licença da RCTV, na Venezuela, reacendeu as discussões sobre a TV no Brasil.
Veja

Por que o homem precisa de heróis?

O programa aborda a figura do herói. Por que o homem de diversas culturas, e em diferentes épocas, constrói representações para a sua realidade?
Veja