Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017


Opinião do Professor

Bojunga: Estado Islâmico recruta a força pela internet e se espalha

Claudio Bojunga* - aplicativo - Do Portal

Em artigo escrito há um ano para o Portal, jornalista, escritor e professor de jornalismo internacional destrincha caligrafia geopolítica do grupo extremista: "EI recruta a força no terreno ou na retórica pela internet e se espalha no campo de batalha".
Leia

Boicotes e adiamentos: a conta do desperdício no Congresso

Luciana Brafman* - aplicativo

Em artigo, a jornalista e professora Luciana Brafman lista o custo de uma sessão parlamentar que não dá em nada: luz, ar-condicionado, cafezinho, pessoal da limpeza, da tecnologia, da segurança...
Leia

Depois do ajuste, há um longo caminho até o "Final Feliz"

Luciana Brafman*

Neste artigo, a jornalista, bacharel em economia e professora de Comunicação da PUC-Rio Luciana Brafman analisa o atual momento político e econômico do país.
Leia

Traços como campanha negativa americanizaram nossas eleições?

Arthur Ituassu* - aplicativo

  Discussão, abordada neste artigo de Arthur Ituassu, se aflora também por outras dinâmicas do contexto eleitoral, como polarização, mediatização e profissionalização.
Leia

Monitoramento digital se propaga nessa corrida pelo voto

Arthur Ituassu* - aplicativo - Do Portal

Arthur Ituassu: parceria entre Associação de Jornalismo Investigativo e Google, para monitorar censura à internet nas eleições, reforça time de ferramentas que avaliam propostas e biografias de candidatos.
Leia

Lições da guerra que assombra a memória da humanidade como pesadelo de efeitos duradouros

Claudio Bojunga - aplicativo

Ao concatenar, num mosaico de visões, as heranças da Grande Guerra, Claudio Bojunga observa: a banalidade da cadeia de eventos que levou ao confronto ensina: a paz exige trabalho permanente e aplicado. 
Leia

Hora de levantar a bola da governança do nosso futebol

*Alexandre Carauta - aplicativo - Do Portal

Capital simbólico da Copa e Lei de Responsabilidade Fiscal para o Esporte podem oxigenar a modernização do futebol brasileiro: um legado possível, e necessário, do Mundial. 
Leia

"Fifa faria bem ao mundo se acabasse com hinos em campo"

Arthur Ituassu* - aplicativo - Do Portal

  Neste artigo, jornalista e professor Arthur Ituassu observa: Mundial tem overdose de hinos, e a maioria revela-se canto de guerra.
Leia

No Maraca "deles", o reencontro com vocação da arquibancada

Alexandre Carauta* - aplicativo - Do Portal

  No estádio vestido de azul e branco, brilhou, mais que o golaço de Messi, o duelo de coros entre argentinos e brasileiros. 
Leia Leia

Carta aberta ao Excelentíssimo Juiz Eugenio Rosa de Araújo

Denise Pini Rosalem da Fonseca* - Do Portal

Professora da PUC-Rio escreve carta aberta sobre sentença que determina que “as manifestações religiosas afro-brasileiras não se constituem em religiões".
Leia

EUA: jornais perdem o bonde do avanço da publicidade digital

Arthur Ituassu* - aplicativo

Neste artido extraído do blog de Arthur Ituassu, o professor alerta para a necessidade de jornais e revistas tornarem seus ambientes on-line mais atraentes aos investimentos publicitários.
Leia

A pesquisa do Ipea: um mal que veio para o bem

Luciana Brafman*

A jornalista Luciana Brafman, professora do Departamento de Comunicação Social, comenta neste artigo sobre a violência contra a mulher e sua percepção pela sociedade brasileira.
Leia

Golpe: "Documentos revelam faceta agressiva de JFK"

Arthur Ituassu*

Arthur Ituassu comenta os principais aspectos embutidos nos documentos referentes ao apoio dos EUA ao golpe militar no Brasil em 1964, divulgados pelo Arquivo de Segurança americano.
Leia

Por trás da polarização política na Venezuela

Arthur Ituassu*

Em artigo, o professor Arthur Ituassu detalha a análise de Dorothy Kronick sobre a polarização política no país vizinho.
Leia

Crise na Venezuela ameaça estabilidade política na região

Arthur Ituassu* - aplicativo

Professor Arhur Ituassu faz balanço de diagnósticos e soluções apontadas sobre a sobrevivência das institutições venezuelanas em meio à polarização que, radicalizada, pode gerar efeitos políticos a todo o continente.
Leia

O Grupo Estação não pode parar

Miguel Pereira* - aplicativo

Professor e crítico Miguel Pereira avalia importância do grupo, "parte importante do imaginário carioca do cinema".
Leia Leia

"A marca Coutinho amplia nossa sensibilidade; é universal"

Miguel Pereira* - aplicativo

Miguel Pereira ressalta contribuições do cineasta, morto mês passado, como "o encantamento gerado pela poesia da vida comum e não pela inteligência controladora ou pelo moralismo farisaico".
Leia

O papel da imprensa no regime democrático brasileiro

Arthur Ituassu* - aplicativo

Professor Arthur Ituassu analisa editoriais de grandes veículos de comunicação motivados pela morte de cinegrafista. Leia também artigo do professor Chico Otavio sobre violência contra jornalistas.
Leia Leia

Chico Otavio: "A nossa arma é, e sempre foi, a palavra"

Chico Otavio* - aplicativo

Repórter e professor da PUC-Rio vê com preocupação o acirramento da violência contra jornalistas e as reações de revolta após a morte do cinegrafista Santiago Andrade: "Aos que agridem, a lei".
Leia Leia

A hora de trocar o pneu em movimento

Luciana Brafman* - aplicativo - Do Portal

Jornalista e professora Luciana Brafman defende que empresas jornalísticas apostem e invistam na internet, futuro do mercado, mas sem deixar de lado o "velho jornalismo", que hoje o sustenta, em sentido amplo.
Leia

Ituassu: morte de adolescente por policial merece mais atenção

Arthur Ituassu*

Para o professor, mídia deu mais atenção à violência dos protestos do que à morte de Douglas Rodrigues, que deveria levar à "reflexão sobre a cultura e o treinamento do aparato policial".  
Leia

O reitor que fez a PUC-Rio ser o que é hoje

Eurico Borba* - aplicativo - Do Portal

Artigo do ex-professor da PUC-Rio Eurico de Andrade de Neves Borba fala das mudanças na universidade durante o reitorado de Padre Laércio Dias de Moura.
Leia Leia

A miragem da nova classe média latino-americana

Arthur Ituassu*

Ituassu comenta artigo em que ex-chefe do Banco Central argentino questiona o sucesso do avanço da renda no continente. Provisão deficiente de bens públicos é o outro lado da moeda.
Leia

A crise de representação vai além do jornalismo

Carla Rodrigues * - aplicativo

"Se é função da imprensa ouvir a voz das ruas, é também ouvir o que a voz das ruas está dizendo sobre o papel desta imprensa", propõe, neste artigo, a jornalista e professora Carla Rodrigues.
Leia

"Buraco negro político do Egito irá bem além de suas fronteiras"

Arthur Ituassu* - aplicativo

Jornalista Arthur Ituassu projeta, neste artigo repoduzido do seu blog, respingos da repressão contra militantes islâmicos e do estado de emergência no conflito sírio e nas negociações de paz entre israelenses e palestinos.
Leia

Professor condena violência contra profissionais da imagem

Paulo Rubens - aplicativo

  Paulo Rubens Fonseca, que leciona fotojornalismo na PUC-Rio, compara, neste artigo, a repressão observada em recentes manifestações populares aos tempos da ditadura. 
Leia

Terremoto político desmonta ideia de "Brasil paraíso"

Arthur Ituassu*

  Arthur Ituassu pondera que novos conceitos de comunidade política têm ido às ruas e redes sociais por voz contra antigas práticas e estruturas centralizadas.
Leia

Cobranças convergem para "um sistema político mais eficiente"

Ricardo Ismael*

  Para o cientista político Ricardo Ismael, a Babel de demandas das manifestações acende sinal amarelo nos partidos e sinaliza anseio por avanços democráticos.
Leia

PEC 37: debate deve evitar "Fla-Flu jurídico-constitucional"

Victoria Sulocki* - Do Portal

A professora Victoria Sulocki avalia que a proposta para limitar o poder de investigação do Ministério Público tem deixado de lado pontos importantes e tornou-se uma disputa por poder. 
Leia

Julgamento transmitido ao vivo: transparência não significa show

Vera Novello* - Do Portal

A convite do Portal, a professora Vera Novello avalia até que ponto a novidade empregada no julgamento do caso Mércia Nakashima é positiva e pode se transformar numa tendência. 
Leia