Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2017


Mundo

Professor discute rumos tecnológicos na OEA

Suzane Lima - Do Portal

Vice-reitor administrativo, Luiz Carlos Scavarda apresentará casos de inovação do Brasil e da PUC-Rio no encontro Engenheiros para a América, nos EUA.
Leia

Queda do Muro de Berlim movimenta debates

Carolina Barbosa e Rafaella Mangione - Do Portal

Congresso Além do Muro 1989-2009  reúne 50 palestras até a próxima sexta-feira, 8. 
Leia

O desafio renovado de unir a América Latina

Bruna Santamarina e Tatiana Carvalho - Do Portal

Polêmica do ingresso da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul), crise interna argentina e sobreposição de projetos dificultam o crescimento do bloco. Para Sonia Camargo, professora de Relações Internacionais da PUC-Rio, o segredo é fortalecer a América Latina nesse tempo de crise.
Leia

ONU comemora Dia Internacional da Mulher

Luigi Ferrarese - Do Portal

A ONU (Organização das Nações Unidas) comemorou, no último dia 5, o Dia Internacional da Mulher. As autoridades chamaram a atenção para o fato de que é preciso diminuir a violência e a discriminação de gênero. Existe também o temor de que com a onda de desemprego as mulheres sejam as primeiras afetadas.
Leia Veja

Marcos Dantas e a democratização da mídia

Rafaella Mangione - Do Portal

O jornalista e professor da PUC-Rio, Marcos Dantas, esteve presente no Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML)  que aconteceu segunda e terça-feira, em Belém. Discussões sobre a democratização da mídia fizeram parte dessa segunda edição do Fórum, que reuniu convidados de várias partes do mundo.
Leia

América Latina não será prioridade, diz especialista

Ana Luiza Scorza - Da sala de aula

Em entrevista exclusiva ao Portal PUC-Rio Digital,  Michael Shifter (foto), vice-presidente do centro de estudos Inter-American Dialogue, em Washington, afirma que, embora Barack Obama tenha interesse em tornar a política externa americana mais "aceitável", os latino-americanos terão de esperar. 
Leia

O drama de Gaza na visão de duas estudantes

Paula Araujo e Fernanda Corrêa - Do Portal

Representantes de lados opostos na guerra, Júlia Cohen e Ragda Al Assar, colegas de PUC-Rio, simbolizam a crença na tolerância. Pela internet, Ragda conversa com a família sitiada em Gaza. Júlia sonha com o fim do terrorismo. O professor Márcio Escalércio observa que a paz exige uma conjugação de medidas. 
Leia Ouça

Revoluções de independência em debate

Bruna Santamarina - Do Portal

Professores de universidades do Brasil e do exterior estiveram na PUC-Rio, entre os dias 1 e 3 de dezembro, para seminário internacional  que abrigou discussões em torno de uma história comparada das revoluções de independência e da construção das nações entre o Brasil e a América Hispânica 
Leia

A engenharia do século 21 em debate no Brasil

Ernesto Rodrigues - Do Portal

Promover uma atividade atenta aos impactos ambientais. Este é o desafio da Nova Engenharia, que será debatido na World Engineering Convention 2008. Coordenada por Luiz Carlos Scavarda do Carmo (foto), vice-reitor da PUC-Rio, a WEC reunirá cinco mil engenheiros em Brasília, entre 2 e 6 de dezembro.
Leia Veja

Caminhos para converter a consciência negra em conquistas

Carolina Heringer - Do Portal

Em entrevista ao Portal PUC-Rio Digital, a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA), Sonia Giacomini, defende a nacionalização do feriado referente ao Dia da Consciência Negra - "um simbolismo necessário" - e avalia a vitória de Obama nos EUA. 
Leia

Seminário debate cooperação internacional

Tatiana Carvalho - Do Portal

No seminário promovido pelo Instituto de Relações Internacionais foi debatida a importância da relação que o Brasil mantém com diversos países no cenário da atual crise econômica mundial. Além disso, os participantes chamaram a atenção para a necessidade da política externa brasileira ter visão estratégica. 
Leia

Crise desperta interesse de alunos da PUC-Rio pela economia

Felipe Betim - Da sala de aula

Mais de três horas de explicações e debates marcaram a palestra sobre economia realizada pelo departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Os professores Luiz Roberto Cunha, Suely Caldas e Ivana Barreto colocaram no centro do debate a crise econômica mundial, suas causas e conseqüências.  
Leia

Seminário também discute crise

Bruna Santamarina e Tatiana Carvalho - Do Portal

A intervenção estatal na economia para combater a crise econômica esteve presente nos debates com Elmar Altvater, da Universidade Freie (Berlim), e Igor de Souza, do Instituto Universitário Europeu. Eles participaram de seminário internacional na PUC-Rio sobre União Européia e Mercosul, na primeira semana de novembro. 
Leia

Crise econômica

Artur Romeu - Do Portal

Para economistas e especialistas, a crise econômica mundial é séria, de proporções  incalculáveis. Em 2009, os efeitos no Brasil devem ser ainda mais evidentes, já que até agora a crise está refletida nos indicadores, mas indícios apontam para diminuição de investimentos e do consumo.      
Leia Leia

Obama é o novo presidente dos Estados Unidos

Arthur Romeu

Em votação histórica, que teve comparecimento recorde às urnas, Barack Obama ganhou a disputa à presidência dos Estados Unidos com enorme vantagem no voto popular. Durante semanas, ele liderou nas pesquisas pré-eleição e superou o desafio de vencer o rival republicano e colega de Senado John McCain.
Leia Ouça

Eleições em Ruanda reforçam recuperação do país

Patrícia Albuquerque - Da sala de aula

Com crescimento econômico maior do que o brasileiro, resultado do investimento de empresas asiáticas, Ruanda é um país em recuperação, explica o professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, Alexandre dos Santos, para quem as eleições parlamentares são mais um passo na experiência ruandesa de reconciliação nacional.
Leia

Caminhos para a paz no novo jogo de forças mundial

Artur Romeu - Do Portal

Políticas devem se ajustar às novas brigas por territórios e ao conceito de segurança transnacional na América Latina, alertaram especialistas reunidos no “Seminário Internacional: segurança e insegurança em debate”, realizado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI).
Leia

Brasil não reconhece independência do Kosovo

Matheus Fierro - Da sala de aula

A professora Eduarda Passarelli, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, analisa a demora brasileira em reconhecer a independência do país. Para ela, a grande explicação por trás da demora do Brasil não está na situação da província em si, mas na tradição do Itamaraty, que tem como estratégia levar ao pé da letra as normas de Direito Internacional que regem a sociedade dos Estados.
Leia

União de esforços para proteger refugiados

Gustavo Coelho - Do Portal

Iniciada há três anos, parceria da PUC-Rio com o Alto Comissariado das Nações Unidas para o Refugiado (ACNUR) e com a Cáritas-Rio discute soluções para amparar pessoas obrigadas a abandonar o país de origem. Vítimas, na maioria das vezes, da intolerância, eles chegam a 37,4 milhões no planeta.
Leia Veja

Direito para o futuro

Joana Medina - Do Portal

Quatro professores da PUC-Rio participarão da 73ª Conferência Internacional de Direito, que acontece no Hotel Intercontinental, em São Conrado, em agosto. As inscrições com desconto de 30% encerram no próximo domingo, 22, e podem ser feitas pelo site brasileiro da ILA (International Law Association).
Leia

Cardápio radical faz da Nova Zelândia o xodó dos jovens

Júlia Monnerat Pecci - Da sala de aula

Praia e neve, vulcões e cidades sofisticadas, alpes e florestas. A diversidade transforma o pequeno paraíso no Pacífico em um dos destinos mais procurados por jovens brasileiros. Aluna da PUC-Rio ensina a aproveitar o playground que reúne paraquedismo, sky, bungee jump, asa-delta, rafting, jet boat, passeios de helicópteros.
Leia

Esforços para banir a poluição do Rio

Gustavo Coelho - Do Portal

No encerramento do II Seminário de Mudanças Climáticas, em abril, na PUC-Rio, especialistas lembraram que não há fórmula mágica contra deficiências ambientais. Para resolver problemas como a poluição da Baía de Guanabara, é necessária uma mobilização suprapartidária, uma sintonia entre governo e sociedade.
Leia Veja Ouça

Entre o crescimento e a preservação ambiental

Glaucia Marinho - Do Portal

No segundo encontro do Seminário de Mudanças Climáticas, em abril, na PUC-Rio, especialistas propuseram soluções para conciliar a expansão econômica com a proteção atmosférica.  Eles alertaram: é necessário avançar além do controle na emissão de gases acordado no Protocolo de Quioto.
Leia Ouça Veja

A Amazônia no centro do debate ambiental

Maria Eduarda Parahyba - Do Portal

Na abertura do II Seminário de Mudanças Climáticas, na PUC-Rio, especialistas como o embaixador Sérgio Serra, o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli, o pesquisador do INPE Carlos Nobre e o cientista político Sérgio Abranches apontaram caminhos para a proteção da Amazônia e a redução de poluentes.
Leia Veja Ouça

Professor americano explica “fenômeno Obama”

Gabriela Ferreira - Do Portal

O candidato à presidência dos EUA, Barack Obama, tem surpreendido com seus seus altos índices de aprovação. O professor de Sociologia e Estudos Afro-Americanos da Indiana University Bloomington, John Stanfield, esteve na PUC-Rio e explicou o que têm atraído o eleitorado: “Ele fala para um povo que sonha com mudanças, que incentiva a fé em uma potência em crise.”
Leia

Mercosul vai sobreviver, garantem analistas

Maria Eduarda Parahyba - Do Portal

Professores da PUC-Rio acreditam que o conflito (verbal) entre Colômbia, Equador e Venezuela foi insuficiente para paralisar o lento processo de alinhamento comercial do bloco sul-americano. Mas sugerem uma diplomacia menos complacente com Hugo Chávez (foto)
Leia

O fim de uma era em Cuba

Matheus Fierro e Simone Trib - Do Portal

Para a professora de Relações Internacionais da PUC-Rio Sônia Camargo, a renúncia de Fidel Castro representa o “encerramento de um capítulo importantíssimo na história mundial”. Ela acredita que agora Cuba vai se adaptar às demandas mundiais. Já para o professor de História Márcio Scalercio, também da PUC-Rio, seu irmão e sucessor, Raúl Castro, deve dar continuidade ao regime.
Leia

Entrada em área proibida

Felipe Machado - Do Portal

A socióloga portuguesa Helena Carreiras, pesquisadora da presença das mulheres nas Forças Armadas, fala sobre a entrada feminina nas missões de paz, que ajudou a diminuir os abusos sexuais nas unidades militares. Nos seus estudos, ela descobriu que as mulheres quiseram ir para as Forças Armadas pela conquista de ocupar espaços que até então estavam fechados.
Leia

Histórias de luz no fim do túnel

Felipe Machado e Gabriela Ferreira - Do Portal

Dois diretores de cinema infantil falam sobre como histórias para crianças têm o poder de transformar os sentimentos, abrindo novas perspectivas de futuro para a infância. Para isso, é importante que esses filmes tenham mensagens positivas. “Deve haver alguma esperança para a vida”, explica Rumle Hammerich (foto).
Leia Veja

Maioria dos refugiados no Brasil é de africanos

Felipe Machado - Do Portal

Wellington Carneiro, Oficial Nacional de Proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, explica em entrevista que são de Angola, Congo, Libéria e Serra Leoa os principais refugiados que vivem hoje no Brasil.
Leia