Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2017


Esporte

As novas táticas da gestão esportiva

- Do Portal

03/09/2013

Boa parte dos grandes clubes brasileiros, inclusive os cariocas, trava com a Receita uma batalha tão ou maus dura quanto a maratona do Brasileiro. Tentam equacionar as dívidas miionárias acumuladas por décadas de displicência fiscal. Para resolver problemas assim, que indicam ainda um fosso entre os discursos de profissionalização e práticas ainda amadoras, o professor de Markerting Esportivo da PUC-Rio Luiz Leo levanta a bola qualificação. Convidado do programa O Negócio é Esporte desta terça (3) –às 22h, na Bradesco Esportes (91,1 FM) –, o especialista explicará como a nova safra de gestores esportivos começam a dar cartão vermelho para barbeiragens administrativas que há muito tiram o sono de investidores e torcedores.

Leo acredita que a sonhada independência financeira de instituições esportivas, associadas não só ao futebol mas a outras modalidades, seja conquistada à medida que visões imediatistas e rotinas amadoras sejam substptuídas por planejamento a longo prazo e gestões psofissionais. Especializado na formação de talentos da área, o professor, que também leciona Mídias Digitais na PUC-Rio, vai esclarecer, no programa de hoje, as táticas para explorar melhor o potencial de marcas como Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco, e captar mais investimentos.

Duas deessas estratégias remetem, por exemplo, ao aperfeiçoamento do uso das redes sociais para cultivar fãs (o Barcelona, clube mais popular no Facebook, tem 44 milhões de seguidores) e à diversificação das receitas do marketing, ainda muito dependentes de verbas decorrentes de direitos de imagem (transmissão em TV) e de patrocínios em camisa.  

Primeiro talk-show só sobre marketing esportivo no país, O Negócio é Esporte é apresentado pelos jornalistas Sérgio Carvalho, ex-gerente do Sistema Globo de Rádio, e Alexandre Carauta, ex-editor-executivo do Jornal do Brasil e professor da PUC-Rio. A cada semana, eles conversam com craques da área (executivos, gestores, publicitários, consultores, pesquisadores) sobre novidades, curiosidades e bastidores no campo dos negócios esportivos. O programa, uma parceria entre a StartCom Comunicação e o Grupo Bandeirantes, vai ao ar às terças-feiras, sempre às 22h.