Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 18 de agosto de 2017


Educação

PUC-Rio repete boa avaliação no Guia do Estudante 2013

Amanda Reis - Do Portal

13/09/2012

 Amanda Reis

A PUC-Rio obteve cinco estrelas (excelente) em 14 cursos e quatro estrelas (muito bom) em 16 no Guia do Estudante 2013, da Editora Abril. Seis cursos melhoraram seu desempenho em relação ao ano anterior, como jornalismo, engenharia civil e relações internacionais. Dezenove cursos mantiveram o rendimento na avaliação, como matemática, que repete a excelência no ensino desde 2006; engenharia de petróleo, criado em 2005 e o mais novo da lista, mantendo as quatro estrelas que conquistou na estreia, em 2011; e arquitetura e urbanismo, que entrou na avaliação em 2010 e repetiu as três estrelas (bom) dos anos anteriores.

A coordenadora Central de Graduação da PUC-Rio, Daniela Vargas, acredita que o Guia, este ano, refletiu a homogeneização da universidade, pois a maioria absoluta dos cursos teve bom desempenho.

Nos últimos seis anos da pesquisa, o curso de jornalismo obteve quatro estrelas em 2007, 2008 e 2011; e cinco estrelas em 2009, 2010 e 2012. O diretor do Departamento de Comunicação Social, Cesar Romero Jacob, considera a conquista um presente, já que o curso está completando 60 anos e abriu a primeira turma de doutorado.

– É muito auspicioso chegar a essa categoria num ano comemorativo. Obter as cinco estrelas é fruto de trabalho. O departamento, hoje com 2 mil alunos, é o mais bem equipado do Rio.

Desde 2010, quando entrou na avaliação, o curso de cinema subiu de três para quatro estrelas, repetindo o desempenho este ano. Para Jacob, o curso tem grande potencial de alcançar a cotação máxima: Arquivo Portal

– O curso, criado em 2005, é novo, mas tem este ano seis filmes de alunos inscritos no Festival de Cinema do Rio, sendo que três vão participar da mostra competitiva.

O curso de Publicidade e Propaganda recebeu quatro estrelas, uma a menos que em 2011. A coordenadora de Graduação, que integra o júri avaliando outras universidades, explicou que a oscilação de estrelas é comum e que o importante é ter um bom resultado geral:

– O resultado depende de quanto os avaliadores conhecem a universidade e seus cursos. Porém, cada departamento vai fazer um balanço para saber o que pode ser melhorado. Desta forma, mesmo quem não nos conhece poderá fazer uma boa avaliação.

A coordenadora, que é avaliadora do Guia na área de direito há cinco anos, conta que a nota do Enade e o nível de aprovação na OAB são critérios de análise, quando examina uma instituição que não conhece.

Daniela ressalta a importância do ranking e afirma que um olhar externo ajuda na autoavaliação da universidade: Amanda Reis

– O Guia do Estudante proporciona grande visibilidade à PUC-Rio, inclusive em outras regiões do Brasil. Os vestibulandos usam a publicação para escolher sua universidade, e as informações são de fácil compreensão para leigos – avalia a coordenadora, lembrando o pioneirismo do ranking no país: – A Abril encontrou um espaço até então não ocupado, como a revista US News e World Report, nos Estados Unidos, que é referência para estudantes fazerem a pré-seleção de instituições.

O resultado confirma a posição de destaque da PUC-Rio recentemente apontada também pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado no último dia 3. De acordo com a pesquisa do jornal paulista, a PUC-Rio é a melhor universidade privada do país, e a 13ª na colocação geral, entre 191 instituições avaliadas.

A PUC-Rio não para de crescer e continua desenvolvendo novos projetos. Segundo a coordenadora, o objetivo da instituição, daqui a cinco anos, é ser uma universidade global. Continuando na vanguarda da internacionalização, a ideia é oferecer uma vivência internacional aos alunos sem sair do campus.

As graduações de biologia, artes cênicas e engenharia de nanotecnologia só passarão a ser avaliadas quando tiverem a primeira turma formada. Teologia também não faz parte da seleção, por não ser avaliado pelo MEC.

Guia do Estudante 2013 estará nas bancas no dia 11 de outubro. A cerimônia de premiação será no dia 20 de outubro, mesmo dia da festa em comemoração aos 60 anos do Departamento de Comunicação.