Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de março de 2017


Educação

PUC-Rio conquista cotação recorde no Guia do Estudante

Gabriel Camargo - Do Portal

07/02/2014

 Maria Christina M. Corrêa

A PUC-Rio superou seu desempenho na avaliação do Guia do Estudante 2014. Agora a universidade conta com 18 cursos avaliados em cinco estrelas (excelentes), o número mais alto desde 2009. Os cursos de Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Engenharia Mecânica passaram de quatro estrelas (muito bom) para o nível máximo. Assim, 30 dos 32 cursos avaliados têm resultado "excelente" e "muito bom", enquanto dois foram considerados "bons".

A coordenadora Central de Graduação da PUC-Rio, Daniela Vargas, ressalta a importância da avaliação do Guia do Estudante, que não é feito apenas por professores, mas também por empregadores. Serve, assim, de parâmetro para a escolha da universidade:

– É importante esse reconhecimento, para continuar atraindo os melhores alunos. O fato de, além dos professores, as empresas também avaliarem traz um retorno de como o mercado está vendo os alunos formados pela PUC. 

Apenas os cursos de Engenharia Civil e Geografia caíram de cinco para quatro estrelas na avaliação. O número de cursos “excelentes” da PUC-Rio ficou em 17 em 2010; 15 em 2011; 14 em 2012 e, neste ano, chegou a 18. Artes Cênicas e Cinema são os únicos com três estrelas, o que era esperado, como afirma Daniela, lembrando que são cursos recentes:

 Amanda Reis  – Cursos novos, como Artes Cênicas, entram normalmente com três estrelas. Já o Cinema ainda está num período de consolidação, embora eu tenha estranhado a avaliação, pelas premiações em concursos e festivais de cinema que nossos alunos vêm recebendo, por exemplo. Achei dura a avaliação, mas credito isso ao fato de ser um curso novo.

Daniela ainda exalta a consolidação de cursos como Administração, Ciências Econômicas, Design, Engenharia de Produção, Matemática e Pedagogia, que sempre conseguiram avaliação máxima no Guia do Estudante:

– Foi importante melhorar a nossa marca de 2010, e principalmente ver a consolidação de alguns cursos. Como coordenadora Central de Ggraduação, fiquei muito contente com a avaliação de Arquitetura, por exemplo, que significa que já está havendo um impacto no mercado.

Veja a avaliação dos cursos da PUC-Rio:

Cinco estrelas: Administração, Ciência Econômicas, Design, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, História, Jornalismo, Matemática, Pedagogia, Química, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tradução e Interpretação (Letras).

Quatro estrelas: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, Letras, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

Três estrelas: Artes Cênicas e Cinema e Audiovisual.