Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2017


Economia

Engenharia incorpora aulas semipresenciais

Marcela Henriques - Do Portal

12/08/2014

 Marcela Henriques

Os cem calouros  do Centro Técnico Científico (CTC) reunidos no ginásio para receber as boas-vindas ao mundo universitário dividiam-se entre ansiedade e animação. Entre as novidades, poderão frequentar disciplinas semipresenciais, com aulas também pela internet. O reitor da PUC-Rio, padre Josafá Siqueira, destacou a excelência acadêmica da universidade e os princípios comunitários com os quais os novatos passarão a conviver: 

– Somos uma universidade comunitária, porque nascemos numa comunidade. Temos aqui professores bem encaminhados, formados em grandes universidades brasileiras e com textos publicados no exterior. A PUC segue o modelo de universidade de porte médio com o grande diferencial de apresentar um grande programa de bolsas, com quase mil alunos vindos da Baixada Fluminense e pessoas de outros países fazendo pós-graduação – observou padre, na abertura do Meu Primeiro Dia na PUC, inicitiva criada para apresentar e esclaracer os principais pontos da rotina acadêmica em cada curso.

O CTC engloba os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Física, Matemática, Química, Sistemas de Informação e as Engenharias, que respondem pela maior procura deste centro. Só neste período, receberam 230 novos alunos, como Bianca Godoy, de 18 anos. Embora ainda não tenha escolhido a área da Engenharia que vai seguir, ela se diz empolgada com o crescimento da profissão nos últimos anos, sobretudo nos segmentos associados à construção civil, a petróleo e gás e à produção.

– Estou animada. Escolhi a PUC pelo reconhecimento em Engenharia e pela base que dará no meu futuro profissional – justificou.

Já João Victor Lopes, também de 18 anos, está convicto de que será um engenheiro civil. Ele estava ansioso para "começar logo" o curso:

– É uma experiência nova, dá medo – admite – Espero que o curso cumpra minhas expectativas e me ajude a me destacar na profissão.

Mais uma novidade se soma ao admirável mundo que se abre para João Victor, Bianca e os demais calouros. Eles passam a poder frequentar disciplinas semipresenciais e na unidade da Barra da Tijuca, que foi reformada.

– Estamos implantando no CTC cursos semipresenciais, usufruindo dos instrumentos de educação à distância dentro das disciplinas normais. Ainda não temos disciplinas inteiramente à distância, mas estamos experimentando colocar 20%, 30% semipresenciais – explica o decano do CTC, Luiz Alencar Reis da Silva Mello. 

Outra novidade, acrescenta o professor, é a possibilidade de estudar também na unidade da Barra. "Mas a ideia não é o aluno estudar só na filial Barra, pois achamos importante a participação na vida do campus, e sim aumentar o volume de opções de aulas, disciplinas e horários", esclarece.  

A vida no campus é enriquecida pela oportunidade de se conviver com diversas culturas: a PUC-Rio tem convênio com 258 instituições de ensino no mundo e recebe 1.100 alunos do exterior por ano. De forma recíproca, a cada ano cerca de 600 estudantes da universade participam de programas de intercâmbio no exterior.