Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2017


Cultura

Guto Lins faz oficina de ilustração e projeto gráfico

Paula Bastos Araripe - Do Portal

16/12/2015

 Divulgação

O diálogo entre as narrativas visual e textual de um projeto editorial infanto-juvenil é tema da oficina de ilustração proposta pelo ilustrador Guto Lins, professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. O ilustrador quer oferecer uma visão diferenciada sobre o processo criativo da produção de livros para crianças. O curso será realizado nos dias 18, 19, 21 e 22 de janeiro, das 18h30 às 20h30, na Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes 177, Flamengo).

O objetivo da oficina é mostrar o caminho percorrido do texto original até o produto final da literatura infantil, revelando suas alternativas estéticas e conceituais do processo. Serão aulas teóricas, com debates, painéis e análise de projetos individuais. Também serão apresentadas técnicas de ilustração e acabamento, e processos de reprodução e experimentação.

A primeira aula abordará as bases para o diálogo narrativo. A segunda será sobre a tradução visual de textos de autores diversos. A terceira trabalhará a questão “texto + imagem” de projetos autorais e a última aula levantará a unidade conceitual e visual das obras.

Guto Lins, professor da PUC há 20 anos, se formou em desenho industrial pela Uerj. Foi eleito para participar da primeira diretoria da Associação de Designers Gráficos do Rio (ADG-Rio), entre 2000 e 2001. Sócio do escritório Manifesto Design, que atua no mercado editorial, fonográfico e de entretenimento, ele é responsável pela identidade visual das obras adultas atuais de Monteiro Lobato. Lins já publicou mais de 40 livros. Seu primeiro livro como ilustrador foi Dumonzito, de Sylvia Orthof (Editora Ao Livro Tecnico, 1985), já como autor foi Qual é a cor? (Editora Mercuryo Jovem, 1992). 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site ou pelo telefone 3237-3947. O curso custa duas parcelas de R$200, com taxa de matrícula de R$ 50. Participantes que obtiverem 75% de presença receberão certificado.