Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2017


Cultura

Aristóteles e Freud em seriados de TV

Paula Bastos Araripe - Do Portal

16/09/2015

 Arquivo Pessoal

Friends, Mad Men, Breaking Bad e outras tantas séries de sucesso podem incorporar ideias e estratégias narrativas de pensadores renomados, como acredita o professor e escritor Felipe Pena. Comentarista de cultura do Estúdio i, Felipe, ex-aluno da PUC-Rio, vai palestrar no curso Roteiro para TV – Freud e Aristóteles Interpretam Seriados Contemporâneos, em outubro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a convite da Estação das Letras. A proposta das aulas é analisar a construção das histórias dos programas de TV que resgatam desde a metodologia de Aristóteles em A arte poética até os conceitos freudianos na densidade dos personagens.

Serão quatro encontros nas quintas-feiras das 16h às 18h. No dia 1º de outubro, serão analisados Friends e House, nas diferenças entre Unidade de Ação e Unidade Temática, e a neurose obsessiva e a ansiedade. No dia 8, as séries Seinfeld e Mad Men serão observadas a partir da libido e do narcisismo de Freud e as visões sobre o personagem de Aristóteles. No dia 15 a jornada dos personagens e o complexo de Édipo em Breaking Bad e Two and a Half Man. No último dia do curso, no dia 22 de outubro, as comédias The Big Bang Theory e Modern Family serão interpretadas de acordo com os quatro pontos aristotélicos de reiteração do caráter, e a angústia e sublimação em Freud.

Felipe Pena é formado em Comunicação Social pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Letras também pela universidade. Trabalha na TV há 20 anos, passando por canais como Manchete, Rede TV e TVE. Foi fundador da pós-graduação em Jornalismo Cultural e em Telejornalismo da Universidade Estácio de Sá. Hoje é comentarista de cultura do Estudio i e professor de Comunicação Social da UFF. Como escritor, Pena publicou 14 livros, de crônicas a romances, sendo sete ensaios sobre jornalismo e uma biografia, Seu Adolpho – Uma Biografia em Fractais de Adolpho Bloch, fundador da Revista Manchete.

O curso custa R$350 e tem taxa de matrícula de R$30. As inscrições são pelo telefone (21) 3237-3947 ou pelo site da Estação das Letras. A Travessa fica no Shopping Leblon, na Av. Afrânio de Melo Franco, 290/2º andar. Os alunos que comparecerem a 75% das aulas receberão certificado de participação.