Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2017


Crítica de Cinema

'O homem do futuro' é um passaporte para vários tipos

Miguel Pereira* - Do Portal

Para Miguel Pereira, "a mais curiosa invenção do diretor Cláudio Torres é materializar os vários eus que todos somos". É de aventuras românticas assim que a conquista do grande público precisa, acredita o crítico.
Leia

Inconclusões levam 'Diário de uma busca' ao belo

Miguel Pereira* - Do Portal

Para o crítico de cinema Miguel Pereira, professor de comunicação da PUC, o filme é generoso ao permitir que o espectador se coloque no lugar de memória que mais lhe agrade.
Leia

Distantes no tempo, unidos por um ideal libertário

Miguel Pereira* - Do Portal

 Livro Quatro baianos porretas, lançado com caixa de quatro filmes de Silvio Tendler, é um convite a "repensar o país e nossa própria existência nele", avalia Miguel Pereira.
Leia Ouça Veja

'Ponto final' é uma metáfora sobre as relações partidas

Miguel Pereira* - Do Portal

Para o crítico e professor da PUC-Rio Miguel Pereira, filme de Taranto, selecionado para festival de Gramado, é inovador em sua estrutura narrativa e faz plateia pensar.
Leia

'A árvore da vida' conduz uma reflexão sobre o existir

Miguel Pereira * - Do Portal

Para o crítico e professor da PUC-Rio Miguel Pereira,  filme de Malick premiado em Cannes nos leva, sem moralismo, a pensar sobre a ação predadora do homem e a interdependência no universo.
Leia

'Melancolia', reflexão dissonante sobre o fim do mundo

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, filme de Lars von Trier premiado em Cannes, com uma interpretação "especial" de Kirsten Dunst e conjunto estético primoroso, "fica na memória, na inteligência de todos".
Leia

Aventura do bruxo inglês é uma fábula pós-moderna

Miguel Pereira*

Para o professor e crítico de cinema Miguel Pereira, epílogo da série Harry Potter conclui a façanha de tocar num imaginário carente de heróis. Barbárie e desumanidade nos circundam, como no recente atentado na Noruega.
Leia

Allen renova seu "romantismo tardio" contra a vida pragmática

Miguel Pereira - Do Portal

Para Miguel Pereira, o diretor americano constrói, em Meia-Noite em Paris, "um relato cheio de admirações e ao mesmo tempo de desencantos". Tom dominante é o da desconstrução dos mitos, de Hemingway a Picasso.
Leia

Em "Homens e deuses", martírio é exemplo de tolerância

Miguel Pereira - Do Portal

Em crítica publicada na "Opinião do Professor", Miguel Pereira observa que Xavier Beauvois capta com maetria a fusão entre interior e exterior. Rico de significações, flime "vai na contracorrente do cinema da visualidade total". 
Leia

"Incêndios" impõe-se como um hino à ternura das relações

Miguel Pereira - Do Portal

Para Miguel Pereira, um dos principais méritos do filme de Denis Villeneuve, em cartaz desde fevereiro, é a recomposição do amor e do perdão mesmo diante do horror. A crítica está publicada na nova seção "Opinião do Professor".
Leia