Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2017


Crítica de Cinema

"Na estrada" desperta menos emoção do que indagação

Miguel Pereira* - Do Portal

Para Miguel Pereira, o filme de Walter Salles, "uma obra digna e esteticamente bem construída", espelha de forma precisa sem julgamentos moralistas, a liberdade que está no livro emblemático de Jack Kerouac.
Leia

Walter Salles acende o sinal verde para a cultura beatnik

Tiago Coelho - Do Portal

On the road é uma adaptação competente e respeitosa da obra de Jack Kerouac, história que marcou gerações. Em entrevista ao Portal, escritor que refez a rota nas estradas americanas afirma: "os ideais do livro se mantêm vivos".
Leia

Allen faz uma viagem irônica por uma Roma idealizada

* Miguel Pereira - Do Portal

Para Miguel Pereira, o diretor elabora, em Para Roma com amor, "facetas de um mesmo sentimento ligado à imaginação que uma cidade pode oferecer a diferentes personas".
Leia

Ridley Scott faz uma alegoria do mal no mundo

Miguel Pereira * - Do Portal

Prometheus mistura ciência e violência em um cenário futurista. Segundo Miguel Pereira, o filme "sempre envolvente" retrata a dificuldade do homem em lidar com a ganância e o desejo de imortalidade.
Leia

Busca do jovem é retratada sem preconceito e sem profundidade

Miguel Pereira* - Do Portal

Primeiro filme de ficção de Marcos Prado, Paraísos artificiais se esmera na estética visual, mas não aprofunda a proposta de entender a juventude que se entrega a drogas e músicas radicais. "Vale como alerta", resume Miguel Pereira.
Leia

Cronenberg busca entender fragilidades humanas

*Miguel Pereira - Do Portal

Para Miguel Pereira, diretor canadense "parece nos dizer, em Método perigoso, que os caminhos da psiquê continuam a nos surpreender desde o início de seu controle mais sofisticado, com a psicanálise".      
Leia

Filme extrai pérolas humanistas no horror da guerra

Miguel Pereira* - Do Portal

Em Flores do Oriente, Zang Yimu retrata com realismo o massacre de milhares de chineses em 1937. Ao mesmo tempo, observa Miguel Pereira, mostra que, mesmo na barbárie, "o ser humano pode fazer algo que valha a pena".  
Leia

Ecos da ditadura chilena emolduram história de amor

Miguel Pereira* - Do Portal

No enlace entre política e tragédia humana, Fernando Trueba constrói, em A dançarina e o ladrão, uma narrativa de ação cheia de viradas românticas à moda do cinema clássico, observa Miguel Pereira.
Leia

"O grande silêncio" abre janela no mundo poluído de imagens

Miguel Pereira* - Do Portal

Imerso na pulsação dos monges de abadia francesa, Philip Gröning nos leva para o interior de nós mesmos, observa Miguel Pereira. Filmados com sutileza, pequenos gestos constroem "clima de sedução na busca de sentido". 
Leia

Filme aborda de forma corajosa assédio sexual no Egito

Miguel Pereira* - Do Portal

Em Cairo 678, Mohamed Diab constrói, com sutilezas narrativas e ótimas interpretações, a trama de uma mulher que se revolta contra a rotina de assédio no ônibus. Sem medo do tabu, ficção expõe a realidade, avalia Miguel Pereira.   
Leia

Cineasta iraniano destila ironia contra a censura

Tiago Coelho - Do Portal

Proibido de filmar por 20 anos, o premiado Jafar Pahini narrou como seria a trama que não pode filmar. O Portal foi à sessão para a imprensa deste documentário-protesto, que chegou às telas do país sexta-feira passada.
Leia

Beto Brant revela o submundo violento que afeta a Amazônia

Tiago Coelho - Do Portal

"Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", dirigido também por Renato Ciasca, traz Camila Pitanga em atuação marcante e leva para a tela grande um painel de armadilhas e misérias de um Brasil rural. 
Leia

Retrato trágico do ídolo de futebol ganha atualidade

Miguel Pereira* - Do Portal

Para Miguel Pereira, pacto entre o diretor José Henrique Fonseca e Rodrigo Santoro faz de "Heleno" uma ponte para se pensar o contexto midiático: no mundo das “celebridades” esconde-se um pobre mortal igual a todos nós.
Leia

Saga dos irmãos Villas-Boas nos convida à reflexão

Miguel Pereira* - Do Portal

Para Miguel Pereira, "Xingu" enche os olhos de prazer contemplativo e nos leva a pensar os rumos do nosso desenvolvimento. Filme de Cao Hamburger "dosa o sentido antropológico com o gosto pela aventura".
Leia

Bom humor e sutileza tecem a nova sátira de Moretti

Miguel Pereira * - Do Portal

Com ritmo ágil e interpretações convincentes, "Habemus Papam" honra o estilo do cineasta que recorre à comédia para destilar complexidades. "Sem fundamento real, é uma crônica bem humorada", avalia Miguel Pereira.
Leia

"Pina": Wenders encanta com união entre dança e cinema

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, filme que referenda a revolucionária coreógrafa alemã é "um delírio para os nossos olhos e ouvidos". Recursos contemporâneos,como o 3D, voltadas ao primor narrativo criam "experiência inesquecível".
Leia

Scorsese faz uma singular declaração de amor ao cinema

Miguel Pereira * - Do Portal

"Hugo Cabret é uma espécie de alter ego do diretor", observa Miguel Pereira. Na opinião do crítico, esta homenagem à sétima arte revela-se "a mais completa em sua expressão, ao entrar nas entranhas do ato criativo".
Leia

Cinema se redescobre em narrativa além da exaltação

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, O artista exalta o talento nas produções mudas mas não reflete a sua grandeza inovadora. Já em A invenção de Hugo Cabret, Scorsese repõe o sentido do cinema como "síntese de todas as artes".
Leia

Oscar consolida diluição de fronteiras cinematográficas

Miguel Pereira * - Do Portal

Para o crítico Miguel Pereira, festa realçou abertura para cinemas nacionais – de França e Inglaterra ao Irã, com o premiado "A separação (foto) – e sinalizou "novas formas de aliciamento dos negócios".
Leia

A trajetória pessoal e política da Dama de Ferro

Tiago Coelho - Do Portal

Estreia filme sobre Margaret Thatcher, figura polêmica que marcou século XX e ainda ecoa na cena mundial.
Leia

'O palhaço' surpreende pela cativante sinceridade

Miguel Pereira * - Do Portal

Segundo longa de Selton Mello se debruça sobre as angústias e incertezas sublimadas para o show continuar, destaca o Miguel Pereira. Inseguranças que se opõem à pregação de paz e magia do circo.
Leia

'Árvore do amor' se impõe como autêntico e belo melodrama

Miguel Pereira * - Do Portal

Sem resvalar na pieguice, Zhang Yimou desenha sentimentos e "transparece o verdadeiro sentido da busca do bem do outro", observa Miguel Pereira. A grandeza da trama vem da valorização do cotidiano como forma poética de existir.
Leia

'Tancredo...' nos reaproxima de uma identidade coletiva

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, documentário de Silvo Tendler propõe "não um olhar para o passado, um ajuste de contas histórico, mas algo vivido e experimentado num ambiente novo e de reflexão sobre o aqui e agora".
Leia

Música conduz genealogia da identidade de Brasília

Miguel Pereira* - Do Portal

Para o crítico Miguel Pereira, o principal valor do documentário "Rock Brasília, era de ouro", de Vladimir Carvalho, vai além do garimpo musical. Está na proposta de revisar as relações familiares e buscar uma feição sócio-urbana-cultural.
Leia

Documentário convida à degustação física e mental

Miguel Pereira * - Do Portal

Para o crítico Miguel Pereira, em "O mineiro e o queijo", Helvécio Ratton evoca um mundo rural "com a sua verdade e poesia", e desperta a vontade de experimentar um modo de ser asfixiado pela pressa urbana.
Leia

Almodóvar se aventura em conto moral contemporâneo

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, "A pele que habito", o novo filme do diretor espanhol, inverte o mito do médico e o monstro para refletir sobre o mundo das aparências no qual ver e ser visto é quase uma imposição social.
Leia

Traços irônicos e sutis do cotidiano de uma família paulista

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, Trabalhar cansa, primeiro longa-metragem de Marco Dutra e Juliana Rojas, leva público a indagações oportunas e consistentes, apesar de alguns lapsos narrativos.
Leia

'Sem saída': uma lógica de superfície

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, o filme Sem saída, de John Singleton, está mais próximo a "aventura juvenil" que a "trama de espionagem". O ator Taylor Lautner, conhecido pelo papel na série Crepúsculo, não convence.
Leia

Santo Agostinho segundo Rossellini se mantém atual

Miguel Pereira * - Do Portal

Para Miguel Pereira, na produção de 1972, disponível em DVD, diretor (foto) valoriza a habilidade de Agostinho em lidar com os contrários. Assim, "comprova que o cinema também é um veículo de conhecimento sofisticado."
Leia

Sutil e nada óbvio, "Um conto chinês" abre janela à esperança

Miguel Pereira * - Do Portal

Miguel Pereira destaca que, com uma narrativa cheia de "pequenos achados", o filme de Sebastián Borensztein contrapõe o panoroma portenho desbotado à altivez reencontrada na solidariedade.
Leia