Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2017


Crítica de Cinema

A busca da verdade em torno da morte de João Goulart

Miguel Pereira*

Com rigorosa pesquisa e material inédito, Dossiê Jango, documentário de Paulo Henrique Fontenelle, fortalece a necessidade que todos temos do direito à verdade, avalia o crítico Miguel Pereira.
Leia

Nas telas, a banalidade do mal vista por Hannah Arendt

Miguel Pereira*

Com atuações e fotografia excepcionais, montagem reflexiva e música sutil, filme de Margarethe von Trotta faz pensar e sentir pulsação da vida, diz Miguel Pereira.
Leia

'Tabu': a colônia revisitada na intimidade

Miguel Pereira* - Do Portal

Em cartaz, filme de Miguel Gomes mostra as relações de colonização entre Portugal e África, em um "transe psicossocial que conjuga o presente com o passado", avalia Miguel Pereira.
Leia

"Além da escuridão - Star Trek": efeitos especiais prevalecem

Miguel Pereira*

Embora segure a atenção do espectador, especialmente dos fãs da série, filme de J.J. Abrams reforça a hegemonia, em narrativas do gênero, dos recursos tecnológicos sobre a indagação 
Leia

"A memória que nos contam": fragilidades e radicalismos

Miguel Pereira*

Para Miguel Pereira, novo filme de Lucia Murat faz uma reflexão, sem revanchsimo, sobre a geração ainda marcada pela luta contra a ditadura, mas que hoje influencia a vida social e política do país.
Leia

Rito de passagem leva a lugares incomuns nas histórias infantis

Miguel Pereira*

Baseado no livro de Lygia Bojunga, o filme Corda bamba, de Eduardo Goldenstein, que entra em cartaz em julho, apresenta narrativa original ao contar as aventuras de uma trapezista na transição para a adolescência.
Leia

'Sem proteção': narrativa eficiente, mas incompleta

Miguel Pereira* - Do Portal

Apesar da competente narrativa, filme de Robert Redford deixa à margem do mergulho no passado de ativistas radicais um ponto central: o sentido daquela geração de jovens rebeldes.
Leia

Em 'Depois de maio', Assayas narra tempo revisitado

Miguel Pereira* - Do Portal

Filme mergulha no caldo político e cultural deflagrado com movimento estudantil dos anos 60 e busca uma verdade sob questionamento, observa Miguel Pereira. 
Leia

Rito de iniciação e descoberta de si em 'Somos tão jovens'

Miguel Pereira* - Do Portal

Miguel Pereira comenta filme de Antonio Carlos da Fontoura sobre Renato Russo. Veja também entrevista com o aluno de cinema da PUC Nicolau Villa-Lobos, que interpreta o pai, Dado Villa-Lobos.
Leia Veja

'Paulo Moura: alma brasileira' resgata trajetória de músico

Miguel Pereira* - Do Portal

Filme de Eduardo Escorel é um exercício sobre fazer documentários e traz para o presente um talento que se apagou, observa Miguel Pereira.
Leia

"Terapia de Risco" alerta sobre remédios psiquiátricos

Nicolau Galvão - Do Portal

Suspense gira em torno dos efeitos colaterais de substâncias experimentais. Roteiro de Scott Z. Burns favorece um Steven Soderbergh mais autoral, porém escorrega em lugares-comuns.
Leia

"Invasão à Casa Branca" alerta para desafios contemporâneos

Miguel Pereira* - Do Portal

Mesmo revestido pelas fórmulas do entretenimento, filme de Antoine Fuqua é quase uma ficção cientítica que cada vez mais se aproxima da vida histórica, observa Miguel Pereira.
Leia

Uma Coreia longe da tensão e perto do cinema experimental

* Miguel Pereira - Do Portal

Em A visitante francesa, Hong Sang-soo exercita um estilo radical no qual "microssituações dramáticas abolem qualquer tipo de fronteira do espaço e do tempo", destaca Miguel Pereira.
Leia

"O dia que durou 21 anos" incentiva novo olhar ao passado

Miguel Pereira* - Do Portal

Documentário de Camilo Tavares expõe traços do golpe de 1964 que ficaram na penumbra. Assim, colabora para contemplar complexidade deste capítulo do Brasil, observa Miguel Pereira.
Leia

'Uma garrafa no mar de Gaza': dois lados do mesmo problema

Miguel Pereira* - Do Portal

Dosado e bem construído, filme de Thierry Binisti não foge às questões mais íntimas de um clima opressor de ambos os lados, avalia o crítico Miguel Pereira.
Leia

Trajetória da Dama de Ferro é retratada em filme

Tiago Coelho - Do Portal

Margaret Thatcher foi figura fundamental da política mundial do século XX. Confira resenha.
Leia

'A caça' combina horror e graça em produção caprichada

Miguel Pereira* - Do Portal

Para Miguel Pereira, novo filme do dinamarquês Thomas Vinterberg apresenta um cinema moderno que entrelaça gêneros e busca observação apurada do comportamento humano.
Leia

Karenina de Wright: narrativa ousada mas sem equilíbrio

Miguel Pereira* - Do Portal

Adaptação do cineasta inglês seduz pelo figurino e pela mistura de linguagens, mas não "adensa os percalços da existência" construídos por Tolstoi, avalia Miguel Pereira. 
Leia

Um conto moral contemporâneo de Ken Loach

Miguel Pereira*

Para Miguel Pereira, personagens de A parte dos anjos não se dividem entre bons e maus: formam conjunto humano que alterna ações escusas com gestos de generosidade e compreensão.
Leia

Kathryn Bigelow investiga a corrupção dos sentimentos

Miguel Pereira* - Do Portal

Miguel Pereira observa: em vez de embarcar numa euforia xenófoba, A hora mais escura, o novo filme da premiada diretora, lembra que a ética é essencial para a paz não virar figura retórica.
Leia

Conto sobre gueixa se move entre o velho e o novo

Miguel Pereira* - Do Portal

Em Um alguém apaixonado, Kiarostami faz uma incursão numa Tóquio ocidentalizada na arquitetura e na rotina. "O melodrama acompanha as fabulações que nos fazem sentir o mundo", destaca Miguel Pereira.
Leia

Ao radiografar favelas pacificadas, filme foca a reflexão

Miguel Pereira* - Do Portal

Inspirado no francês Crônica de um verão (1961), que abordava a classe média ascendente, 5 x pacificação retrata o drama agudo de uma cidade para superar a violência e o sentimento de impotência, compara Miguel Pereira.
Leia

Sentimento é a matéria-prima de filme sobre os Gonzaga

Miguel Pereira* - Do Portal

Longa de Breno Silveira é, para Miguel Pereira, "assumidamente emotivo" ao narrar multifacetada trajetória dos protagonistas. Mas não se trata de melodrama, e sim da "tentativa de expor o vivido como documento da história".
Leia

"Rota Irlandesa" expõe as vísceras do mercado da guerra

Miguel Pereira* - Do Portal

Para Miguel Pereira, filme de Ken Loach lembra certas abordagens do cinema de Scorsese: "penetra no problema não por mera ação investigativa, mas por uma espécie de compulsão existencial".
Leia

Filme dedilha desencontros e encontros dos Gonzaga

Caio Cidrini - Do Portal

Escolhida para abrir o Festival do Rio, quinta-feira à noite, Gonzaga, de pai para filho, nova produção de Breno Silveira, reproduz a partitura de costurar com a música os retalhos acumulados por separações e reaproximações.
Leia

Cartunista coreano inova com filme autobiográfico

Maria Christina Corrêa - Do Portal

Adaptação de história em quadrinhos combina imagens em Super-8 e desenho animado para contar os dilemas e dificuldades de Jung depois que a guerra subtraiu-lhe as referências. Longa integra o Festival do Rio, que larga hoje.
Leia

Documentário recompõe a aura e os ecos do Tropicalismo

Miguel Pereira e Tiago Coelho - Do Portal

Para Miguel Pereira, principal mérito de Tropicália, de Marcelo Machado, é "tornar o passado presente sem culpas ou denúncias". Para Tiago Coelho, é revisitar o "caldeirão tecnicolor" impresso no cinza-chumbo da ditadura.
Leia

Chanchada à francesa busca aparar arestas da intolerância

Miguel Pereira* - Do Portal

Baseado no livro autobiográfico Le Socond Soufllé, de Phillippe di Borgo, filme dirigido por Olivier Nakache e Eric Toledano focaliza as situações divertidas na relação entre um negro à beira do crime e um milionário tetraplégico.  
Leia

Travessia no asfalto simboliza superação de traumas

Miguel Pereira* - Do Portal

Para Miguel Pereira, À beira do caminho, novo filme de Breno Silveira, não reedita o êxito de Dois filhos de Francisco, mas também aposta na captação das emoções à flor da pele, sustentada nas atuações afinadas.
Leia

Meirelles diz que '360' é filme mais intimista que dirigiu

Tiago Coelho - Do Portal

Lançando seu sexto longa, que estreia hoje nos cinemas do Brasil, Fernando Meirelles contou bastidores de 360 e dos futuros projetos para cinema e TV. Filme trata de "vazio multicultural".
Leia