Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 30 de março de 2017


Ciência e Tecnologia

Professores e alunos premiados no Brasil e EUA

João Pedroso de Campos - Do Portal

07/08/2012

 Arte de Carlos Serra

A qualidade das pesquisas do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio acaba de ser reconhecida mais uma vez. Quatro trabalhos de professores e alunos das engenharias civil, mecânica, elétrica e de software, além de dois na área de informática – foram premiados por instituições brasileiras e americanas ao longo do mês de julho.

O professor Eurípedes Vargas Junior, do Departamento de Engenharia Civil, foi premiado com o diploma de “Best Poster Award 2012”, conferido pela American Rock Mechanic’s Association, em Chicago, Estados Unidos.

O professor Ruy Luiz Milidiú e o aluno de doutorado Eraldo Rezende Fernandes, em parceria com o ex-aluno Cícero Nogueira dos Santos, hoje da IBM Research, conquistaram o 1º lugar na reconhecida Conference on Natural Language Learning (CoNLL) Shared Task, também americana.

Para os docentes, estas conquistas são fundamentais para a imagem da universidade no exterior e abrem portas aos alunos em mercados antes não tão receptivos.

– Este é o mais importante prêmio de linguística computacional no mundo. As pesquisas estão na fronteira entre ciência e tecnologia, área que desperta cada vez mais o interesse da indústria da informação. Grandes empresas, como Google e Facebook, acompanham essas competições em busca de novidades e muitas vezes as incorporam à sua rotina operacional – avalia Milidiú, que vê com otimismo a recepção destas empresas aos alunos da PUC.

– A PUC-Rio passou a ser reconhecida no exterior como uma universidade de excelência. Isso dá lugar aos nossos alunos no mercado das gigantes da informática. Quem se sai bem é observado e chamado para entrevistas. Além disso, abre-se a possibilidade de cooperação internacional entre universidades.

O professor Eurípedes Vargas Junior explica que o simpósio americano de mecânica de rochas é uma conferência com trabalhos de todo o mundo, com uma concorrência considerável na sua área de pesquisa, relacionada ao petróleo. O professor atribui os bons resultados à evolução em qualidade e quantidade de recursos direcionados ao curso de graduação em Engenharia da PUC-Rio.

– Tem muita gente que sai daqui e vai fazer cursos fora. Há uma troca muito grande. Isso aumentou muito com o crescimento do mercado de engenharia no Brasil e no Rio de Janeiro, principalmente na área petroleira. A PUC-Rio tem um projeto com a Petrobras, com apoio financeiro que nos permite desenvolver projetos que antes não eram possíveis – compara o professor.

Orientada pelo professor Luiz Fernando Alzuguir Azevedo, do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, a dissertação de mestrado da aluna Paula Stofer Cordeiro de Farias foi contemplada pela também americana Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD).

– Estes trabalhos são supervisionados com muito rigor na PUC. O orientador é um mentor. O jovem pesquisador é moldado à tarefa de produzir pesquisas de maneira autônoma e a produzir conteúdo científico, o que é difícil e envolve muita responsabilidade. Isso é o início da independência dele. Recebemos muito mais que um norte dos professores, somos orientados sobre como e onde pesquisar – afirma Paula.

Considerada a melhor instituição privada de ensino do país, a PUC-Rio também foi reconhecida por instituições nacionais. O trabalho dos professores Reinaldo Castro Souza e Luiz Albino Teixeira Junior, do Departamento de Engenharia Elétrica, foi eleito o melhor pela Comissão Organizadora do Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha (Spolm), na categoria “Pesquisa Operacional”.

O professor Marco Antônio Casanova, do Departamento de Informática, recebeu o prêmio “Mérito Científico 2012”, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) pela sua pesquisa de modelagem conceitual de banco de dados.

Do mesmo departamento, o professor Hugo Fuks e o pesquisador Mariano Pimentel foram indicados pelo livro Sistemas colaborativos ao Prêmio Jabuti 2012, mais importante premiação literária do país, na categoria "Tecnologia e Informática". O resultado será conhecido em outubro.