Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2017


Ciência e Tecnologia

Inscrições abertas para prêmio de iniciação científica

Rodrigo Serpellone - Do Portal

11/06/2012

Abertas há duas semanas, as inscrições para o 10° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), se estendem até o dia 20 de agosto. Estão aptos a se inscrever do concurso os bolsistas de “Iniciação Científica” e “Iniciação Tecnológica” do CNPq. As universidades integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Tecnológica (PIBITI) que receberam no mínimo cem bolsas nos últimos dez anos, como a PUC-Rio, também podem participar. Para estas, a categoria “Mérito Institucional” vai premiar a instituição de ensino superior com o maior número de egressos titulados na pós-graduação.

Os três primeiros colocados de cada área serão recompensados com R$ 7 mil para cada um e uma bolsa de mestrado. Eles também ganharão passagem aérea e hospedagem para ir à Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 2013. Os orientadores dos vencedores receberão um diploma.

Os candidatos da PUC-Rio para as categorias individuais serão os alunos premiados do programa PIBIC. A universidade participa, tradicionalmente, com estudantes em duas grandes áreas: Ciências Exatas e Humanas. Para o coordenador dos programas do CNPq na PUC-Rio, Sidnei Paciornik, o prêmio é “um forte incentivo à iniciação científica”.

A PUC já teve um ganhador, em 2008: Maria Clara Leite Scaldaferri, graduada em Química. Neste ano, a disputa reunirá dezenas de milhares de alunos do país inteiro. Paciornik acha que a universidade tem condições de ganhar o Mérito Institucional, por conta da tradição:

– Nosso programa de iniciação científica é muito tradicional, já que neste ano completamos 20 anos de seminários do PIBIC. Mas a disputa será muito acirrada.

A ficha de inscrição para o prêmio deve ser enviada, até o dia 20 do próximo mês, às Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e às Coordenações do PIBIC e PIBITI das universidades, bem como aos institutos e centros de pesquisa.

Veja a documentação necessária para a inscrição:

- Relatório final de até 20 páginas;

- Resumo do relatório em 1 página;

- Histórico escolar;

- Carta de recomendação do orientador sobre o bolsista;

- Currículo atualizado.

Para mais informações, acesse o site do prêmio.