Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 30 de março de 2017


Campus

Portal se integra ao Comunicar e reforça a estrutura de comunicação da PUC-Rio

- Do Portal

06/05/2016

 Gabriel Leoni

Idealizado em 2006 pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, o Portal PUC-Rio Digital consolidou-se como uma iniciativa inovadora e bem-sucedida. Ao longo de dez anos, vem proporcionando aos alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema a experiência de produzir conteúdos relevantes sobre o campus, a cidade, o país, o mundo, sob a supervisão de professores-editores egressos de jornais e emissoras de rádio e televisão. Reportagens e entrevistas de texto, áudio e vídeo conjugam teoria e prática de maneira reflexiva, em compasso com os desafios advindos das tecnologias digitais – como o papel da Comunicação neste mundo novo. A plataforma de convergência pavimenta, portanto, um eixo dinâmico entre reflexões teóricas, qualificação profissional e um mercado caracterizado pelo avanço do consumo de notícias via dispositivos conectados à internet.

Com mais de um milhão de visualizações, o Portal, como é chamado pela Comunidade PUC, contabiliza aproximadamente 3,5 mil reportagens de texto (jornal), 5 mil de áudio (rádio) e 1,6 mil audiovisuais (TV), além de 3 mil gravações de palestras, seminários, formaturas, 376 ensaios de fotojornalismo e 600 reportagens da revista Eclética, feitas por alunos em sala de aula. Disponíveis para consulta, as 16 mil postagens formam um rico acervo de informações alusivas a fatos de relevo regional, nacional e internacional.

Agora a experiência e o conhecimento acumulados nessas produções convergentes do Portal integram-se ao não menos pioneiro Projeto Comunicar. Assim a PUC-Rio reforça a estrutura de comunicação voltada tanto a noticiar iniciativas internas, que fortalecem o casamento entre a academia e a sociedade, como a discutir grandes temas que se sucedem na cidade, no país e no mundo. Até porque desta pluralidade depende o desenvolvimento da ciência, da cidadania e de futuros profissionais comprometidos com o dever social, os princípios e a ética da Comunicação.

O Portal segue a vanguarda reconhecida pelos diversos estudos que se debruçaram sobre o espaço de convergência midiática até então inédito no âmbito universitário do Brasil. A fusão com o Comunicar reflete a genética inovadora. O Departamento de Comunicação Social, com o inestimável apoio da Reitoria, já havia sido pioneiro ao lançar, há quase 30 anos, o Projeto Comunicar, que formou nas suas redações e núcleos – Jornal da PUC, PUC-Urgente, TV PUC, Rádio PUC, Assessoria de Imprensa, Agência de Publicidade, Editora PUC e Comunicação Comunitária – gerações de profissionais-cidadãos, muitos dos quais retornaram à Universidade como professores.

Projeto Comunicar, desde 1987, e o Portal PUC-Rio Digital, efetivamente no ar desde 2008, acompanham as aceleradas transformações nos processos de comunicação no país e no mundo, e atualizam-se em conformidade não só com o ritmo do mercado, mas com o lastro acadêmico e institucional. O Portal soma um capital de inovação e de cultura digital à tradição do Comunicar. Integrados, ampliam e dinamizam os serviços à Comunidade PUC-Rio – alunos, ex-alunos, professores, funcionários – e à sociedade em geral. Com o alinhamento de pautas, rotinas e equipes, o portal do Comunicar se renova. Incorpora mais produções de texto (Jornal da PUC), vídeo (TV PUC) e áudio (Rádio PUC), inclusive a Rádio PUC Instrumental, totalmente dedicada à música brasileira.

O acervo do Portal permanece disponível como fonte de consulta e memória desta iniciativa inovadora – primeira experiência profissional para oito centenas de jovens universitários. A videoteca, com o registro de palestras na Universidade; a revista Eclética; o PUC Filmes, com os curtas-metragens documentais e de ficção produzidos por estudantes de Cinema; e os ensaios de alunos de Fotojornalismo serão transferidos para a página do Departamento de Comunicação Social.

Veja: Profissionais relembram suas vivências como estagiários

Ouça: Memória Musical: Cinco anos de parceria com a música instrumental brasileira

Leia: Portal em retrospectiva: O primeiro veículo universitário de convergência de mídia do país

Fotogaleria: Retratos do Portal