Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de março de 2017


Campus

Especialistas discutem os rumos do marketing esportivo

Carolina Ernst* - aplicativo - Do Portal

17/11/2015

Profissionais, acadêmicos e executivos associados à gestão do esporte se reúnem, terça e quinta, na PUC-Rio, para discutir alguns dos principais temas do setor. A I Semana de Marketing Esportivo da PUC-Rio, organizada pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Luiz Léo, vai abordar desde as novas oportunidades na área, e as qualificações para aproveitá-las, até os rumos da cobertura de mídia e os deveres de casa dos clubes cariocas para ampliar as receitas de marketing.

Com sessões às 9h e às 15h, as mesas ganham o o bucólico Anfiteatro Junito Brandão com assuntos escolhidos por alunos da disciplina de Marketing Esportivo, ministrada por Luiz Léo. “Pretendemos levar, à comunidade PUC e aos alunos interessados na área algumas discussões importantes sobre os desafios do mercado esportivo para a comunicação”, sintetiza o professor. O encontro organizado pelo Departamento de Comunicação Social, com o apoio da Atlética de Comunicação Social, Artes & Design da PUC-Rio e do DCE Raul Amaro, acolhe quatro mesas-redondas. Hoje, na sessão de abertura, mediada pelo próprio Léo, profissionais do setor e ex-atletas discutem caminhos emergentes do mercado. Participam do debate o especialista em esportes paralímpicos Victor Lee; o especialistas em arenas esportivas, Diogo Obadia; o produtor de Fórmula 1 da TV Glovo Rafael Lopes; e o executivo do Flamengo Tiago. Rafael e Tiago são formados em Jornalismo pela PUC-Rio. 

Ainda hoje, na sessão das 15h, a mesa Mídias Digitais no Marketing Esportivo reúne o executivo da Nike Vinicius Vizu; os executivo da Fox Sports Felipe Boclin da Fox Sports, do Esporte Interativo, Felipe Tebet e do Canal Premiere, Renato Fernandes do Canal Premiere. A mediação é do professor o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio Marcos Barbato.

Já na quinta feira (19), às 9h, o tema será a "realidade do futebol carioca". Com a mediação do jornalista e também professor da PUC-Rio Alexandre Carauta, apresentador do talk-show O Negócio é Esporte, os executivos de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo vão debater os caminhos - se possível, atalhos - para diversificar e ampliar as receitas de marketing.

Às 15h, na sessão de encerramento da I Semana de Marketing Esportivo da PUC-Rio, representantes de marketing esportivo das atléticas de Comunicação e Artes da PUC-Rio, UFF, ESPM e da Uerj vão discutir temas e experiências relacionados aos marketing esportivo universitário. O coordenador do Departamento de Educação Física da PUC-Rio Renato Callado será o mediador.