Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2017


Antigos Alunos

União de antigos e novos estudantes da PUC-Rio

Andréa Ferrari - Do Portal

04/08/2008

A Associação dos Antigos Alunos da PUC é parte da história da universidade, mas apesar disso, suas atividades ainda são pouco conhecidas. A atual diretoria da AaA quer agora dar visibilidade à organização. Outra meta importante é estabelecer vínculos entre a Associação e os jovens alunos da PUC.

Uma prova dessa integração é o convite do presidente Thomas Tosta de Sá (Engenharia, 1962) a Rodrigo Vilela, aluno do 4º período de Administração, para ocupar a diretoria operacional. A experiência de ainda estar estudando e, ao mesmo tempo, dirigindo a AaA é um grande desafio, mas também uma vantagem: “Por estar todo dia na Universidade, consigo participar do dia-a-dia da Associação”. Outro ponto positivo da constante presença de Rodrigo no campus, é facilitar o contato com os diferentes públicos da AaA- os recém formados, os mais antigos e os atuais alunos, futuros candidatos a se associarem.

A PUC-Rio forma, por ano, dois mil alunos, no entanto, mais de 50 anos depois da fundação, apenas pouco mais de mil são associados contribuintes. Segundo Vilela, faz parte da nova missão da AaA mostrar aos estudantes a importância e as benefícios da Associação. Além de manter unidos os laços da juventude, os antigos alunos contribuem com o saber e a experiência, na continuação do ideal universitário.

Nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, as associações de ex-alunos contam com um número grande de pessoas: “Há pouco tempo, o bilionário Bill Gates, doou cerca de 2 bilhões para Harvard”, conta Rodrigo. Para ele, o sentimento de gratidão dos ex-alunos pelas instituições que os formaram é o motivo dessa adesão.

Aqui na Gávea, alguns programas já vêm sendo realizados com a finalidade de aproximar as diferentes gerações: “Quinzenalmente, trazemos antigos alunos para compartilhar experiências”, explica Rodrigo Vilela. Para ele, é importante estabelecer um canal de ligação entre os estudantes e outras pessoas que já passaram pela PUC e hoje exercem um papel na sociedade. “A tropa de choque do pensamento contemporâneo brasileiro se formou aqui.”

O seminário ‘Brasil + 20’, no último dia 20 de maio, foi o primeiro grande evento da nova filosofia implantada à frente da Associação. Entre alunos e ex-alunos, foram 1200 inscritos, a maioria jovens estudantes. Os convidados eram todos conhecidos formadores de opinião: o professor Roberto DaMatta, o secretário José Mariano Beltrame, o embaixador Roberto Abdenur (Direito - 1968) e outros de renome. O ‘Brasil + 20’ propôs uma reflexão sobre o futuro do país nos próximos 20 anos.

O ex-aluno que quiser entrar na AaA, pode procurar a secretaria, no prédio Cardeal Leme, 1º andar, em cima da livraria Carga Nobre. O telefone é 3527 1467. Para se inscrever, basta preencher uma ficha e, com o pagamento da taxa mínima de R$ 60, o ex-aluno já pode usar a biblioteca e ter acesso aos benefícios dos convênios da Associação. Na Internet, o endereço da página dos Antigos Alunos é www.aaa-puc-rio.org.br.