Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2017


Antigos Alunos

Silvina e as ações sociais empreendidas na PUC-Rio

Marcela Maciel - Do Portal

22/01/2009

A primeira impressão de quem vem a conhecer Silvina Ramal é de surpresa diante de seu extenso e variado o currículo. Ex-aluna (1994) e hoje professora do Dep. de Administração da PUC-Rio, pianista clássica pela UFRJ e respeitada empreendedora na área educacional, Silvina é a força motriz da Rede Social da PUC.

A ONG Pro Social que ela fundou dá apoio técnico à RESPUC, fornecendo o mapeamento dos empreendimentos sociais, além de dinamizar a Rede com uma estratégia de comunicação visual e consultoria de gestão empresarial. São iniciativas empreendedoras, com ou sem fins de lucro, e nas quais se destaca a diversidade:

- Você pode encontrar trabalho com crianças, adolescentes, mulheres, minorias... É um leque de diferentes frentes que são muito interessantes - explica a idealizadora da Pro Social.

Os vários projetos da Rede Social encontraram abrigo no site construído por Silvina, através da Vice-Reitoria Comunitária, para a divulgação das iniciativas apoiadas pela Universidade. Ela ressalta a importância que o trabalho voluntário tem nesses projetos:

- A maioria dos projetos tem demanda por trabalho voluntário. É muito importante para rede de empreendimentos que as pessoas da PUC se envolvam, sejam os alunos, os familiares. Elas podem contribuir nos projetos, inclusive trabalhando.

Vice-reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio, o Pe. Francisco Ivern S.J. valoriza o trabalho impulsionado pelo espírito empreendedor de Silvina;.

- Algumas pessoas têm boas intenções, mas não sabem administrar. A partir disso, estabeleceu-se essa rede aqui na PUC. Não se trata de impor nada a ninguém, só fomentar o intercâmbio entre os projetos sociais.


O canal está aberto a todos que se interessam em ajudar o próximo. O contato pode ser diretamente na Vice Reitoria Comunitária (1º andar do Prédio Leme, próximo à livraria Carga Nobre), ou através do próprio site, Rede Social da PUC. É uma oportunidade para quem está disposto a um trabalho social sério.