Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de março de 2017


Antigos Alunos

Globo Universidade, uma ponte para o conhecimento

Thais Padua - Do Portal

22/01/2009

 Globo Universidade

Incentivar o intercâmbio de conhecimento entre a TV Globo e o meio universitário: esse é o objetivo do Globo Universidade, que há quase dez anos, promove seminários, cursos e palestras, e também dá apoio ao desenvolvimento de pesquisas, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos.

Com a consultoria do Instituto Ciência Hoje, o projeto procura dar visibilidade às diferentes áreas de conhecimento e às pesquisas desenvolvidas nos vários centros de Ensino Superior.

- Ao estabelecer uma troca permanente de experiências, idéias e tecnologias, o Globo Universidade contribui para a geração de conhecimento sobre televisão no país e a formação de futuros profissionais que apostem numa televisão de conteúdo nacional, que valorize a cultura brasileira, explica Silvia Fiuza, gerente de Conhecimento do projeto.

Em 2007, uma parceria com o Departamento de Comunicação da PUC-Rio permitiu a realização no campus da Gávea do curso “Estética: encontro entre TV e Cinema nas Minisséries da TV Globo”. A participação conjunta de professores e autores, diretores, cenógrafos, editores, figurinistas, produtores e outros profissionais especializados, foi tão positiva que, no semestre seguinte, os alunos tiveram outra oportunidade na disciplina eletiva “Telejornalismo e a TV Globo”.

Por meio de palestras realizadas por profissionais de diferentes setores que atuam na Central Globo de Jornalismo, foi possível abordar o conteúdo de modo pedagógico, graças à interface com os professores do Departamento.

A partir do relacionamento intenso com o meio acadêmico foi detectada a necessidade de se criar um espaço na televisão voltado para a divulgação científica e daí surgiu, em 2008, o programa Globo Universidade, apresentado por Bianca Rothier e André Curvello. A proposta é mostrar o que há de melhor e de inovador nas universidades do Brasil e do exterior.

- Percorrendo as universidades pelo país, estamos comprovando o que já sabíamos: temos um vasto e excelente material para trabalhar, relata com entusiasmo Silvia Fiuza.

O programa faz parte das manhãs educativas de sábado, quando também são exibidos Globo Educação, Globo Ciência, Globo Ecologia e Ação. Para a gerente do projeto, esse é um espaço já cativo de um público estratégico, formador de opinião e que gera reflexão sobre as mais diversas áreas.

- O retorno tem sido muito bom. Desde o início do programa temos recebido elogios dos telespectadores. Professores, pesquisadores e estudantes enviam e-mails para o site do Globo Universidade, relatando que se sentem estimulados a continuar suas pesquisas. E mesmo pessoas, que estão fora do universo acadêmico, também contam que se sentem motivadas a voltar a estudar.

Além disso, o Globo Universidade traz um formato inovador. Não é gravado em estúdio, mas em cada centro visitado, o que dá mais visibilidade às pesquisas desenvolvidas. Agilidade e dinamismo são características do programa, que é também o primeiro da TV Globo a ser exibido integralmente na internet, apenas 15 minutos depois de passar na televisão aberta, aos sábados, às 7h15. O canal Globo News, da Net, repete a transmissão no mesmo dia às 13h05, e o Canal Futura, às quartas-feiras às 16h30.