Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de março de 2017


Antigos Alunos

Excursões dentro e fora do Brasil com apoio da AaA

Thais Padua - Do Portal

22/01/2009

Fazer turismo pela PUC é possível graças à iniciativa do ex-aluno Ricardo Lucas com a Associação de Antigos Alunos (AaA). A vontade de unir trabalho e diversão foi o que motivou o engenheiro Ricardo Lucas a voltar a estudar após a aposentadoria. Atrás de um estilo de vida mais light, ele se tornou Guia de Turismo credenciado pela Embratur. Há dez anos, organiza excursões, que têm a participação de muitos associados. Os grupos também são abertos a outros ex-alunos, amigos em geral, professores e alunos da Universidade.

As viagens possibilitam o reencontro de velhos companheiros e oferecem lazer e cultura. Entre as rotas mais procuradas estão: Paraty, Campos do Jordão, Tiradentes e Mauá. Além dos roteiros pelo Brasil, Ricardo Lucas já realizou turnês internacionais: Argentina, Chile, Uruguai e Grécia foram alguns dos lugares visitados. A psicóloga Maria Cecília Cesarino, que esteve no passeio às Ilhas Gregas, ficou encantada. “Foi a primeira grande viagem organizada por ele e foi maravilhosa. Tudo correu muito bem, os lugares eram lindos e foi fascinante passar o tempo todo a bordo de um excelente navio.”

O clima descontraído dos passeios faz com que todos fiquem à vontade. A bióloga Vitória Eugênia já fez diversas excursões com o grupo e acredita que a capacidade de Ricardo Lucas para unir as pessoas é o que cativa a todos. “Ele é especial, tem um lado humano muito bonito e é divertidíssimo. Quando alguém não está participando, ele dá logo um jeito de enturmar todo mundo.”

O pessoal de terceira idade, com maior tempo livre, é maioria nas viagens pela Associação de Antigos Alunos da PUC. Eles se beneficiam dos meses fora da alta temporada, sobretudo nos roteiros mais longas. “Em geral, vamos ao exterior em maio e em setembro. É sempre melhor fugir da época de férias, quando os restaurantes e hotéis ficam lotados e não dá para aproveitar tanto. Além disso, a passagem é mais barata”, diz o guia turístico.

Quem se interessar em viajar com o grupo, deve procurar Edna, na secretaria da AaA,( prédio Cardeal Leme, 1º andar, tel.3527 1466). Os valores das excursões podem ser parcelados e os associados (AaA) têm 5% de desconto. Para reservas ou outros detalhes, o contato pode ser feito diretamente com Ricardo ou Adriana, através dos telefones 2239 0861 e 9999 3672.

Programação para 2008.2:

▪ 15 a 17 de agosto - Cantagalo – Fazenda Gamela Eco Resort;

▪ 5 a 7 de setembro - Tiradentes, com hospedagem na Pousada Mãe D`Água e City tour em Tiradentes e São João del Rei;

▪ 19 a 21 de setembro - Mangaratiba, com hospedagem no Hotel Portobello;

▪ 26 de setembro a 07 de outubro - Circuito Andino - passando por Santiago, Puerto Montt, Puerto Varas, Peulla, Bariloche e Buenos Aires.

▪ 17 a 19 de outubro - -Angra dos Reis, com hospedagem no Novo Hotel do Frade;

▪ 14 a 16 de novembro - Campos do Jordão, com hospedagem no Hotel Sagres;

▪ 30 de novembro a 06 de dezembro; 14 a 20 de dezembro - Gramado – Natal da Luz