Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2017


Revista Eclética nº 26 completa

Caroline Carvalho e Pedro Zuazo - Da sala de aula


 Ao completar 40 anos, o Reggae virou tema da Eclética nessa edição de número 26, em que nossa revista se alia às novas tecnologias e passa a ser virtual. Para inaugurar a nova fase, a equipe da Eclética decidiu dar leveza ao seu primeiro número na internet e trazer uma efeméride pouco lembrada pela mídia.

No artigo de abertura, mostramos porque o marco oficial do Reggae se deu em 1968 se a complexa mistura de estilos musicais da Jamaica e de outros lugares do mundo, que deu origem ao gênero, aconteceu muito antes. Em seguida, você vai conferir discussões sobre a disseminação da religião Rastafári e a manifestação cultural que existe por trás da música jamaicana.

Não poderíamos deixar de dedicar um artigo ao palco de origem desse ritmo, a ilha da Jamaica, que, além de belezas naturais, pode ser admirada pelo histórico de transformações culturais, políticas e econômicas. Outros textos apresentam as bandas e estilos que sofreram influências do Reggae e, mais especificamente, as raízes brasileiras do gênero musical.

Bob Marley é considerado por alguns a figura mais importante da música do século XX. Será que algum outro artista seria capaz de unir pessoas nos cinco continentes para prestar tributos todos os anos? Além de um artigo inteiramente dedicado ao pai do Reggae, a revista traz uma reportagem sobre a maior banda não jamaicana desse gênero, o grupo britânico UB40, que popularizou o ritmo entre os ingleses brancos de classe operária.

Das lutas políticas à história, passando por cultura e religião, com informações sobre a ilha jamaicana, Eclética traz indicações inéditas para compartilhar com você sobre o Reggae. Entre neste ritmo e leia os artigos que foram redigidos pensando em quem não dispensa informações de boa qualidade.

Boa leitura!

ecletica 26 completa.pdf

A música tropical tem início no ano que não acabou

- Da sala de aula

1 - a musica tropical tem inicio no ano que não acabou.pdf

A crise dos quarenta

- Da sala de aula

2 - a crise dos 40.pdf

Por trás da música, uma manifestação cultural

- Da sala de aula

3 - por tras da musica uma manifestação cultural.pdf

Jamaica, terra que amamos

- Da sala de aula

4 - jamaica a terra que amamos.pdf

O Reggae de raízes brasileiras

- Da sala de aula

5 - o reggae de raizes brasileiras.pdf

Ícone do Reggae se mantém vivo

- Da sala de aula

6 - icone do reggae se mantem vivo.pdf

Reggae de raiz na terra da rainha

- Da sala de aula

7 - reggae de raiz na terra da rainha.pdf

+ Revistas

Edição: